1400 pessoas participam da aula inaugural da Rede Municipal de Ensino de Ubatuba

Gestores, professores, agentes educacionais e monitores de alunos marcaram presença no Teatro

Aproximadamente 1400 pessoas entre gestores, professores, agentes educacionais e monitores de alunos participaram da aula inaugural de 2020 da Rede Municipal de Educação de Ubatuba, realizada na última segunda-feira, 03 de fevereiro.

Para atender todo esse público, o local escolhido foi o Teatro Municipal “Pedro Paulo Teixeira Pinto”, que teve seus lugares ocupados nos três períodos em que aconteceu o evento.

Os períodos da manhã e da tarde foram dedicados aos professores, que foram recepcionados ao som do grupo “Sons da Lira”, conjunto musical composto por membros da Banda Lira Padre Anchieta e que interpretam canções da música popular brasileira.

Em todos os períodos, a secretária municipal de Educação, Pollyana Gama, fez uma explanação, com dados atualizados, sobre assuntos como o orçamento da secretaria de educação, alimentação escolar, transporte escolar, manutenção, índices de aprendizagem e avaliação dos funcionários sobre as ações da pasta. Ela finalizou apresentando a página da secretaria de Educação na Internet, que está hospedada no site da Prefeitura e que servirá como fonte de informação direta à população.

Palestra e apresentação

Dr. Augusto César Maia foi o convidado escolhido especialmente para o evento. Com o tema “A identidade, autoimagem e autoestima do educador”, o psicólogo, escritor e palestrante falou sobre a construção da identidade do educador, posicionando, de maneira sócio-histórica, o papel do educador nos vários períodos da história humana, até chegar aos dias atuais.

A parte lúdica/cultural ficou por conta do músico Chico Teixeira, que cantou e encantou com sua participação, pontuando a importância de incluir a música no trabalho pedagógico das escolas, alternando sua fala com apresentação de grandes sucessos da Música Popular Brasileira, como “Romaria” e “Tocando em Frente”.

Agentes Educacionais, Monitores e Estagiários

O período da noite foi especialmente dedicado aos agentes educacionais, monitores de escola e estagiários que pertencem à rede.

Eles também foram recepcionados pelo grupo “Sons da Lira” e, em seguida, o evento teve início com a formatura de 350 agentes educacionais que participaram, ao longo do ano de 2019, do curso de “Primeiros Socorros” ministrado pelo Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) de Ubatuba.

Durante sua fala, a enfermeira e coordenadora do SAMU, Jussara Ribeiro, destacou a importância de estar preparado para a eventual necessidade de usar técnicas de primeiros socorros até a chegada do resgate e de como estava orgulhosa em ter participado da formação de tantas pessoas, que agora estavam “aptas a salvar vidas”.

Pollyana Gama iniciou sua fala com uma dinâmica, envolvendo boa parte dos presentes. Em seguida, fez a explanação sobre a pasta e as expectativas para 2020.

A palestrante da vez foi a professora Luciana De Oliveira Rocha Magalhães, que falou sobre “A importância do apoio escolar: desafios e possibilidades”.

Com 20 anos de experiência administrando uma escola inclusiva, Luciana é atualmente membro do conselho municipal dos direitos da pessoa com deficiência de Taubaté e professora em nível de graduação e pós-graduação na área da pedagogia, além de cursar Doutorado na área de Psicologia da Educação na PUC de São Paulo.

Fonte e foto: Secretaria de Comunicação / PMU

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: