Caraguá: Mais de três mil atendimentos foram feitos no Multiação realizado no bairro Travessão neste sábado

A 7ª edição do Programa Multiação, governo itinerante, criado pela Prefeitura de Caraguatatuba, esteve no bairro Travessão, na EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, neste sábado (09/03). O evento foi encerrado com um balanço de mais de três mil atendimentos nos diversos serviços gratuitos como vacinação contra diversas doenças, emissão de CPF, cuidados com a saúde, orientações judiciais e outros.

O prefeito Aguilar Junior realizou atendimento diretamente ao público durante o evento, juntamente com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Aguilar e diversos secretários municipais. Para o prefeito, o programa Multiação tem enorme importância pois é uma oportunidade de aproximar o poder público da população.

Atendimento à população

Moradores do Perequê Mirim aproveitaram a oportunidade para conversar com o prefeito pessoalmente. José Carlos Bonfim, há 50 anos no bairro, conta que ele e outros moradores resolveram se organizar para levar uma série de reivindicações, entre elas, a drenagem do córrego Alta Tensão, a retirada de  lombada das ruas e troca por “olho de gato” e operação tapa-buracos na região.

Prontamente os secretários de Obras Públicas, Leandro Borella, Serviços Públicos Hugo Bernardes e Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Júnior agendaram uma diligência ao bairro na próxima quarta-feira (13/03) para averiguação das ações necessárias.

Bonfim considerou o atendimento positivo, assim como Leonardo Martins, também morador do bairro. Leonardo conta que receberá os moradores em sua casa na quarta-feira para alinhar os trabalhos.

Rafaela Silva Chagas, de 10 anos, foi ao Multiação e aprendeu com as agentes de Saúde como se faz uma boa escovação de dentes. Saiu com uma nova escova e com a certeza de que, agora, não vai mais errar e nem esquecer da limpeza após as refeições. Sua mãe, Jaqueline Maria Chagas, não perdeu a oportunidade e fez o teste de Hepatite. “Temos que aproveitar a chance de usufruir dos serviços oferecidos”, disse ela.

Já Darcy Apolinário Oliveira, moradora da rua João Vicente de Moraes, Estrela D’Alva, no centro da cidade, explica que foi ao Multiação para conversar com o Secretário de Serviços Públicos. “Pedi o nivelamento de um trecho da rua João Marcel, em nome de moradores do bairro. Fui bem atendida pela equipe da Sesep e espero que eles atendam minha solicitação”.

O Multiação

Antes mesmo do encerramento do Multiação, secretários e funcionários públicos já comentavam que foi um dos que mais contou com a presença de munícipes. O prefeito comemora, destacando que o objetivo é justamente beneficiar o maior número possível de pessoas. “A função do Multiação é levar toda a estrutura da Prefeitura de Caraguatatuba para os bairros. É uma grande oportunidade da população falar com o prefeito, secretários e resolver pendências diretamente conosco”, avalia o prefeito.

No ano de 2018, o Programa Multiação realizou um total de 8.789 atendimentos nos meses de março, agosto e novembro.

Defensoria Pública

Uma das novidades do Multiação do Travessão foi a presença de Defensores Públicos que trabalharam voluntariamente no evento, atendendo a população. Para a Prefeitura a parceria é bem-vinda pois enriquece o trabalho oferecido aos munícipes.

Confira a lista de serviços oferecidos nesta edição do Multiação:

– Fundacc/ várias atrações culturais;

– Secretaria de Governo/ Sebrae/ Atendimento ao empreendedor;

– Centro Universitário módulo/ Estagiários do curso de Direito;

– Secretaria de Habitação/ Inscrições para o programa de habitação e Regulariza Caraguá;

– Secretaria de Planejamento/ pesquisas;

– Secretaria de Tecnologia da Informação/ Cabeamento de acessos à informática;

– Defensoria Pública/ Na área de família, divórcio, dissolução de união estável, guarda de filhos menores, alimentos e visitas/ Conciliações nos casos de acidentes de trânsito; conciliações de casos cíveis, tais como contratos de prestações de serviços em geral/ Cobranças/ Orientação ao cidadão e encaminhamento à Defensoria;

– Procon/ Orientação aos consumidores e fornecedores sobre relação de consumo, direitos do consumidor, compras e prestação de serviços/ Orientação aos servidores sobre endividamento;

– Secretaria de Comunicação Social/ Divulgação do evento;

– Secretaria de Educação/ fornecimento do local, estrutura e funcionários;

– Caraguá Luz/ Serviço de informações aos munícipes;

– Primeiríssima infância/ Divulgação do próprio trabalho;

– Acessa São Paulo/ Informações, certidões e emissão do CPF.;

– Sabesp/ Atendimento geral, técnico para visita emergencial, distribuição de água no evento;

– Secretaria de Turismo/ Exposição fotográfica;

– Pat/ Banco do povo/ Informações sobre seguro desemprego, confecção de currículos e empréstimos via banco do povo;

– Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania/ CRAS, CREAS, Cadastro único, Conselho Tutelar e corte de cabelos;

– Poupatempo/ Emissão de carteira de trabalho;

-Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão/ Orientação e atendimentos;

– Secretaria de Esportes e Recreação/ Monitores e brincadeiras às crianças;

– Secretaria de Saúde/ Aferição de pressão, teste de glicemia, teste de hepatites b e c, vacina contra a febre amarela, entre outros;

– Ouvidoria/ Orientações e organização do evento;

– Fundo Social (primeira dama municipal);

– Secretaria da fazenda/ IPTU, informações diversas (cadastro e pendências), tributos, débitos, certidões e orientações para comércio;

– Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca/ Orientações, plantio e poda de árvores;

– Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso/ Projetos gratuitos para calçada acessível;

– Secretaria de Urbanismo/ Atendimento ao público;

– Bandeirantes Energia/ Atendimento e orientações;

– Secretaria de Obras Públicas/ Informações em geral;

– Secretaria de Serviços Públicos/ Informações em geral;

– Cejusc/ Regularização de guarda, visitas e pensão alimentícia (as partes devem comparecer com documentos pessoais, certidão de casamento e de nascimento dos filhos menores); Conciliação para negociação de débitos com a Bandeirante Energia Elétrica e a SABESP; Acordos para problemas como Batida de carro (as duas partes devem comparecer com seus documentos pessoais e BO, se tiver), Divórcio;

– Prefeito e secretários/ Atendimento à população.

Foto: Luis Gava/PMC

Fonte: Prefeitura de Caraguá

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: