ACIU alerta: Cuidado com as associações “fantasmas”

A Associação Comercial de Ubatuba – ACIU – está alertando novamente as empresas associadas sobre a ação ilícita de entidades com nomes assemelhados que insistem em emitir cobrança bancária das taxas associativas, enviando correspondência e dizendo ser representante da classe comercial, oferecendo serviços de consultoria, assistência médica, departamento jurídico, entre outros.

É cada vez mais comum o surgimento de falsas associações no Estado de São Paulo criadas para dar golpes em empresas recém-criadas. Com acesso on-line às informações da Junta Comercial e do “Diário Oficial” do Estado de São Paulo, falsas associações enviam mensalmente milhares de boletos imitando os de verdadeiras associações a novos empreendedores na tentativa de receber algum dinheiro.

As cobranças são emitidas a título de “contribuição anual” ou “contribuição empresarial”. Assim como as verdadeiras associações, as falsas entidades oferecem serviços, como o que aprova ou não a concessão de crédito para pessoas físicas e jurídicas e outros benefícios. Só que, quando o sócio vai buscar os serviços, estes não estão disponíveis.

“Na verdade essas associações não passam de entidades sem qualquer estrutura para o atendimento do que oferecem, e nem mesmo, podem atender as necessidades das empresas. A entidade que representa o comércio de Ubatuba é a ACIU- Associação Comercial de Ubatuba, então, não pague nada para entidades estranhas, pois você estará jogando dinheiro fora, além de contribuir para a sobrevivência destas associações fantasmas”, alerta o presidente da ACIU, Márcio Maciel.

Pelo menos duas entidades “fantasmas” estão sob investigação: a Associação Comercial e Empresarial do Brasil e a Associação Comercial do Estado de São Paulo. A polícia chegou a apreender documentos e equipamentos das empresas, já encaminhados para a perícia. O nome das duas entidades aparece no inquérito policial aberto há um ano, a pedido da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Mas há dezenas atuando no mercado, sempre usando o artifício de confundir empresários, que pagam por falta de atenção.

Fonte: ACIU

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