Caraguá: Aguilar Junior anuncia novas equipes de PSF, pavimentação de ruas, obras e vagas em creches em 2018

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve na sessão da Câmara desta terça-feira para prestar contas do seu primeiro ano de gestão.

Ele esteve acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, e do vice-prefeito e secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Campos Junior, além de diversos secretários municipais.

A prestação de contas se faz necessária em respeito ao inciso VII do artigo 49 da Lei Orgânica Municipal (LOM), que determina a presença do Chefe do Executivo uma vez por ano, sempre na última sessão ordinária do Legislativo.

Um vídeo de 15 minutos foi apresentado para a plateia que lotava as dependências do Legislativo, bem como um informativo foi entregue apontando as principais ações do governo neste ano.

“2017 foi para arrumar a casa. 2018 será o ano de investimentos. Embora tenhamos implantado um governo humanizado, de ouvir a população, sinto que ainda devo estar mais próximo das pessoas”, disse o prefeito ao abrir seu discurso.

Na área da Saúde, Aguilar Junior anunciou que vai aumentar as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

Além disso, declarou que vai implantar o SIS (Sistema Integrado de Saúde) com informações dos pacientes em tempo real, que irá facilitar a marcação de consultas, liberação de exames, de medicamentos, entre outras ações.

Na pasta da Segurança, o prefeito anunciou a implantação de mais câmeras de monitoramento na cidade e a instalação de iluminação pública em todos os bairros. Na educação, com a entrega de duas novas creches, o anos de 2018 inicia com a demanda quase zerada de vagas. “Pegamos uma fila de 1,2 crianças e já reduzimos essa espera com a criação de mais de 500 vagas”.

Através de parceria com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), o prefeito anunciou que a cidade inicia em 2018 obras de drenagem na cidade. Outro destaque feito por ele foi o projeto de revitalização e enroncamento do Rio Juqueriquerê, que promoverá geração de renda e o fomento do turismo náutico.

Realização de concurso público, projeto para a nova Prefeitura, saneamento básico, pavimentação de ruas e obras de infraestrutura em todos os bairros também foram outros itens mencionados pelo prefeito.

2017

Aguilar Junior destacou alguns programas que foram sucesso em 2017, como a regularização fundiária, que propiciou a entrega de 1,2 mil títulos de propriedade para moradores da cidade. “É emocionante ver as pessoas receberem a escritura definitiva”.

Ele elencou também a retomada do Banco Municipal de Alimentos, a realização de cursos profissionalizantes através do Fundo Social de Solidariedade, a inauguração de uma Unidade do Conselho Tutelar na Região Sul, a implantação da coleta seletiva, bem como a contratação de uma empresa de limpeza pública.

Não deixou de citar a importância que o servidor público tem em sua gestão e falou de benefícios retomados, como o retorno da falta abonada e a carga suplementar para professores. “Realizamos o Plano de Amortização do CaraguaPrev, que é a aposentadoria do servidor. Colocamos em lei a obrigatoriedade de pelo menos 20% dos servidores efetivos em cargos comissionados. Não mediremos esforços para melhorar as condições do servidor, a mola mestra de uma administração”.

O prefeito disse não ter sido fácil trabalhar com um orçamento confeccionado pela gestão anterior. “Tenho certeza que 2018 será um ano de realizações, pois teremos um orçamento planejado por nossa equipe. Vem aí mais creches, escolas, uniformes, mais profissionais de saúde, mutirões, obras, cursos de qualificação, pavimentações. Começaremos o próximo ano com investimentos em todos os setores”, destaca.

Aguilar Junior finalizou a Prestação de Contas destacando que todas as obras deixadas por gestões anteriores serão entregues. “Nenhuma obra deixará de ser concluída. Tratamos com respeito o dinheiro público. Se há obras que ainda não foram finalizadas, é porque ou a empresa contratada abandonou ou a Justiça encontrou problemas”.

Fonte: Prefeitura de Caraguá

Foto: Cláudio Gomes/PMC

 

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: