Alunos de Caraguá participam de oficina de compostagem

Os alunos do 5º ano, da EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, no bairro Tinga, em Caraguatatuba, quebraram a rotina nesta quinta-feira (4) em uma aula diferente de compostagem. Na oficina ministrada pela representante do Comitê de Bacias Hidrográficas, Tatiana Araújo, as crianças aprenderam a montar uma composteira para reaproveitar os resíduos orgânicos (cascas de frutas e legumes), provenientes da preparação da merenda, que se tornarão adubos para a horta da unidade escolar.

Na atividade, os alunos forraram o chão com pequenos galhos e podas de palmeira para facilitar a entrada de oxigênio. Depois cercaram com poda de grama e intercalaram camadas de matéria orgânica e serragem. Para finalizar, cobriram com poda de grama. “Ao cobrir a matéria orgânica com poda de grama, em exposição ao sol, esta chega a até 60 graus. Isto faz com que bactérias, que poderiam ser nocivas à saúde, sejam eliminadas pelo calor. O tempo médio para a compostagem estar pronta para uso na horta é de quatro meses”, explicou Tatiana.

Essa ação fez parte da reunião entre a representante da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), Tatiana Araújo, e a responsável pelo do setor de projetos de Educação Ambiental, Telma Guadagnini França, visando organizar o 4º Fórum de Educação Ambiental, que acontecerá no município, em agosto.

Fonte: PMC

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: