Biblioteca Municipal de Ubatuba está fechada para higienização do acervo

Até o dia 29 de julho, a Biblioteca Pública Municipal de Ubatuba “Ateneu Ubatubense” e o espaço CDI RECODE estarão fechados ao público. Neste período, a equipe fará um mutirão para higienização do acervo da biblioteca.

Para a ação, a bibliotecária Keila Redondo participou nos dias 30 e 31 de maio de um curso de higienização preventiva de acervos bibliográficos, promovido pela ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro – que funciona em São Paulo, dentro do prédio da hemeroteca da Biblioteca Pública Mário de Andrade.

Essas técnicas, materiais e procedimentos aprendidos no curso já foram multiplicados para a equipe e até para um leitor, Sr. Ciro Briet, colecionador de livros, aposentado, que está trabalhando voluntariamente no mutirão de limpeza do acervo, dedicando algumas horas semanais para ajudar a conservar os livros.

“Aprendi a usar pincéis para remoção de poeira e outras sujeiras. Fazemos a varredura do corte do livro, da capa e contracapa, e também das dez primeiras e dez últimas páginas de cada exemplar. Também aprendi a oxigenar as páginas dos livros, técnica que – numa cidade de alta unidade relativa do ar, como a nossa, deve ser efetuada com regularidade”, conta a bibliotecária.

As novas técnicas e materiais aprendidos no curso certamente vão impactar positivamente na longevidade do acervo, bem como na saúde dos funcionários e leitores da biblioteca, especialmente crianças.

Fonte: Fundart

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: