Câmara de Caraguá: presidente Tato pretende construir novo prédio para o legislativo e fala em concurso público

Ser eleito vereador por uma cidade como Caraguatatuba já é uma grande responsabilidade, que se multiplica ainda mais quando se assume a presidência do legislativo municipal. Aos 34 anos e iniciando o segundo mandato como vereador de Caraguá, Renato Leite Carrijo de Aguilar, mais conhecido como Tato (PSD), tem a missão de comandar a Câmara Municipal pelos próximos dois anos e dar sequência à história da família Aguilar na política local.

Em entrevista exclusiva ao Portal Caiçara, Tato Aguilar explanou sobre os projetos que pretende desenvolver no legislativo, assim como as facilidades de diálogo com o seu irmão, Aguilar Junior (PMDB), atual prefeito de Caraguatatuba.

Confira a entrevista!

4Portal Caiçara: Quais são os seus planos como presidente da Câmara Municipal? 

Tato: Pretendo mostrar o trabalho dos 15 vereadores para a população, que infelizmente está muito desmotivada com a política, tendo em vista os últimos meses de notícias ruins da política nacional. Para mudar o Brasil e a nossa cidade, precisamos começar por nós mesmos. Quero trazer a população para dentro da Câmara para que todos possam acompanhar os trabalhos da Casa.

Portal Caiçara: Falando dessa desmotivação política, como você avalia o alto índice de abstenção nas urnas na eleição de outubro passado?

Tato: Essa desmotivação pela política diante das recorrentes denúncias que vêm ocorrendo no Brasil, verdadeiras ou não, deixam as pessoas descrentes com os políticos. Como em toda profissão, existem os bons e os ruins, e na política não é diferente. Também temos os “não bons” que mancham a imagem da política. A minha vontade é dar para as pessoas a esperança de que existem bons políticos. Tivemos uma renovação da Câmara Municipal, sendo que de 15 vereadores oito foram renovados, e dos outros sete, boa parte está no segundo mandato, no qual eu me incluo. Estamos dispostos a trabalhar pela população e prestar um bom serviço para que as pessoas possam ter uma boa imagem dos políticos do nosso município. Se cada cidade fizer isso o Estado melhora, e se cada Estado fizer isso o Brasil melhora.

Portal Caiçara: Em tempos de crise, como está o orçamento da Câmara? Quais as prioridades?

Tato: O orçamento confesso que não é ruim. Meu projeto é criar um novo prédio municipal para ter uma nova casa para acomodar com mais respeito as pessoas que procuram um vereador, que hoje é o político mais próximo da população. Nosso prédio é próprio, mas muito antigo, da década de 1960. Hoje as salas dos vereadores não estão adequadas para receber as pessoas com respeito e carinho que elas merecem e as salas administrativas também já estão saturadas, mesmo com um baixo número de servidores. Como quero, até maio, fazer um concurso público para aumentar o número de funcionários, pois hoje a Câmara está enxuta, não vou ter espaço físico para isso.

Portal Caiçara: Como pretende fazer essa obra?

Tato: A Câmara é a casa do povo. Para construir pretendo negociar com a prefeitura uma área para a construção e depois deixar esse prédio atual para o executivo. As negociações serão boas para o município. O prédio pode abrigar uma secretaria que esteja em imóvel alugado ou virar uma extensão de um departamento da própria prefeitura, pois ficamos bem ao lado.

Portal Caiçara: No mandato passado você foi um dos poucos vereadores de oposição ao executivo, agora com o seu irmão como prefeito, como ficará esse seu lado fiscalizador?

Tato: Eu não vou mudar em momento algum minha forma de atuar, sempre digo que não sou oposição nem situação, eu sou a favor do povo e vou continuar sendo, como o Junior também é. Minhas atuações mais “agressivas” no mandato passado foram em virtudes de projetos polêmicos, nos quais eu não tirei o meu foco e nem me declinei. Um deles era a “venda” da praia da Mococa que permitia a construção de um grande resort e eu sempre fui contra. Se o Junior um dia tocar esse projeto minha atuação será a mesma. Caso haja as mesmas ações este ano eu não mudo o meu foco, vou ser do mesmo jeito.

1Portal Caiçara: Tanto você como presidente da Câmara quanto seu irmão como prefeito da cidade são relativamente jovens, como analisa essa renovação em importantes cargos do município?

Tato: Eu vejo como positivo para a cidade, pois o nosso olhar está voltado para o município. Nós dois somos responsáveis por honrar uma história política que herdarmos, que é dos Aguilar, e estamos muito conscientes disso. Somos jovens e amamos esta cidade, moramos aqui a nossa vida inteira. Quero deixar um legado para o município e, claro, dar outros voos também e, para isso, estou trabalhando arduamente, os desafios são grandes e a responsabilidade maior ainda. Quanto à importância da juventude, o delegado da cidade é jovem, o prefeito é jovem, o juiz da comarca de Caraguá é mais novo que eu, e até mesmo o Capitão da PM, claro que com todo o currículo, também tem o espírito jovem. Essa juventude hoje tomou o espaço no mercado de trabalho, tomou a frente não só das empresas, mas também do espaço público, então tudo isso traz resultados importantes para a cidade, para o Estado e para a Nação.

Portal Caiçara: Ao ser eleito presidente da Câmara você conquistou 12 dos 15 votos possíveis, como analisa essa boa aceitação?

Tato: Tiveram confiança em mim, graças a Deus, no meu trabalho. Acredito que posso facilitar o diálogo e os trabalhos entre a Câmara e a prefeitura.  Nas propostas buscamos valorizar as bancadas dos partidos, e se você ver bem, o meu vice é do PPS, o primeiro secretário é do PP e a segunda secretária é do PTB. A divisão dos partidos também foi importante. Confiaram na minha experiência.

Portal Caiçara: Você nasceu em berço político, isso lhe trouxe ensinamentos?

Tato: Me trouxe muitos ensinamentos e o maior é o respeito pelas pessoas. Minha vida política começa em São Sebastião na década de 1970. Começou com meu avô que foi vereador e também presidente de Câmara, ele faleceu em 1987. Meu pai, genro dele, entrou na política em 1988, foi vereador, vice-prefeito e prefeito, tendo sido também presidente da Câmara. Hoje eu estou aqui, então eu sou a terceira geração. Hoje eu trago para essa cadeira, muito importante, a experiência do respeito, do diálogo e da honestidade. Isso pra mim é o meu maior ensinamento para eu estar aqui.

Portal Caiçara: Hoje temos apenas duas mulheres na Câmara, como vereadoras, você acredita que a representatividade feminina fica comprometida?

Tato: Eu queria mais mulheres na Câmara, é importante. Ano passado tínhamos uma só, neste mandato temos duas, mas o máximo que tivemos foram apenas três. Gostaria de ver mais jovens aqui também e para isso estou desenvolvendo uma cartilha, um projeto que já tinha na casa, de um ex-vereador, chamado Câmara Jovem. O objetivo é trazer os alunos para a Câmara para eles entenderem o trabalho dos vereadores. Quero que as crianças e os jovens, os futuros eleitores, saibam o real papel do vereador que hoje infelizmente é confundido com assistencialismo. O vereador tem a sua função primordial que é legislar, fiscalizar, fazer boas leis e defender os interesses da população. Então, o objetivo dessa cartilha em parceria com as escolas é para trazer para cá o parlamento jovem, alunos de 13 a 15 anos. É um trabalho institucional da Câmara, bem pedagógico, e que visa atingir também os pais, pois a cartilha pode levar conhecimento para toda a família. Eu quero a população aqui, mas defendendo com conhecimento o que está sendo votado e sabendo qual o papel do vereador.

Portal Caiçara: Para finalizar, o que os munícipes podem esperar de você neste novo mandato?

Tato: O mesmo vereador do mandato passado, brigando pelos interesses da população, por todas as questões sociais, educacionais, culturais e esportivas. Vou continuar fiscalizando, não só o executivo, mas todos aqueles que devem ser fiscalizados para um bom trabalho, e claro, contribuir ainda mais com o município. Quero ajudar Caraguatatuba, a cidade que eu amo, a crescer. Quero fazer parte dessa história, dar um pouco mais de mim para poder depois ser apreciado pela população pelo meu trabalho.

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: