Caraguá anuncia criação de mais 100 leitos e que UPA Central será voltada para atendimento Covid-19

Segundo o último boletim divulgado nesta sexta-feira, às 14h, a cidade de Caraguá possui 80 casos suspeitos de coronavírus, 08 confirmados, 14 descartados e 2 óbitos confirmados.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou a criação de mais 100 leitos para atendimento de pacientes com suspeitas de Covid-19 (Novo Coronavírus).

Para isso, uma reestruturação será feita nos próximos dias no prédio onde funciona a UPA Centro (Unidade de Pronto Atendimento) e a Secretaria de Saúde, localizada no Jardim Primavera.

Desde o dia 23 de março, a parte administrativa da Secretaria de Saúde funciona nas instalações da Sepedi (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso). Além do Setor de Compras, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, o local também irá concentrar a Central de Agendamentos, Transporte de Pacientes e do Programa Melhor em Casa, que é responsável pela distribuição de medicamentos.

Com isso, o “antigo” espaço administrativo da Secretaria de Saúde será transformado em 80 leitos de isolamento para atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19. A nova configuração da UPA Central será da seguinte forma: 1º andar (UPA Covid-19 Adulta); 2º andar (UPA Covid-19 Infantil); e 3º andar (Leitos de Isolamento Covid-19).

No local, o paciente com suspeita da doença entra pela porta central e deixará o prédio por uma saída exclusiva.

Além disso, a Prefeitura já estuda também a criação de mais 20 leitos na UPA Perequê-Mirim, totalizando 100 leitos nas estruturas municipais, somados aos 32 já existentes na Casa de Saúde Stella Maris, entre eles, 14 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), sendo sete leitos exclusivo para pacientes com suspeita de Covid-19.

“Estamos realizando todos os esforços para montar leitos e comprar respiradores para atender nossos pacientes. Nosso objetivo é salvar vidas”, disse o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.

Segundo a Secretaria de Saúde, todas as modificações devem ser efetivadas a partir da próxima semana.

Urgência e Emergência

Com a escolha da UPA Central para atendimento exclusivo de Covid-19, os atendimentos de urgência e emergência passarão a ser feitos no prédio do CEM/CEO (Centro de Especialidades Médicas e Centro de Especialidades Odontológicas).

O local abrigará atendimento para adultos e crianças e contará com serviço de triagem na entrada do prédio. Será também feita uma readequação para que o local tenha a Farmácia, para que o paciente saia do local com remédio quando for receitado pelo médico.

O Centro de Reabilitação permanecerá no local, mas com entrada diferenciada, enquanto o Setor de Odontologia fará apenas atendimentos de urgência e emergência.

Já os Setores de Oncologia e do Ambulatório de Feridos serão transferidos temporariamente para o Centro de Referência da Saúde da Mulher – Pró Mulher, que funciona no Camaroeiro.

“As mudanças são necessárias e temporárias, principalmente para evitar possíveis contatos com pacientes suspeitos de Covid-19”, ressalta o prefeito Aguilar Junior.

Fonte e foto: Prefeitura de Caraguá

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: