Caraguá: Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso será inaugurado dia 18

Na próxima segunda-feira, dia 18, Caraguá recebe, dentro das comemorações dos 159 anos do município, um espaço novo e moderno, inédito na região, um dos poucos no país a atender de modo interdisciplinar pessoas com deficiência e idosos – o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

O novo espaço fica ao lado da nova sede da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, no bairro Jardim Jaqueira.

O Ciapi proporcionará aos frequentadores, atividades de caráter social, educacional, cultural, de esporte, lazer e saúde e tem por objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades, a funcionalidade humana, o envelhecimento ativo e a participação social de seus usuários.

O Instituto Lucas Amoroso (ILA), convocado por meio de chamamento público prestará serviço de operacionalização, gerenciamento e execução do CIAPI.

O Projeto divide-se em dois serviços específicos – o Centro Dia e o Centro de Convivência, que funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Centro Dia – É destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial, proporcionando atenção integral, cuidados básicos e promoção da qualidade de vida, preservando os laços familiares e comunitários para 100 usuários/mês com perfil de semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de dezoito anos.

Os principais objetivos do Centro Dia são o de prevenir situações de risco social; evitar o isolamento; fortalecer vínculos familiares; atender necessidades básicas e ofertar cuidados básicos, possibilitando autonomia, entre outras. Podem usufruir do serviço, pessoas cuja renda familiar não ultrapasse a três salários mínimos ou a renda individual do usuário ser inferior a dois salários mínimos.

O Centro Dia contará com a assistência de profissionais da área de enfermagem, serviço social, fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, medicina, entre outros. Segundo a Secretária Ivy Malerba, o encaminhamento ao Centro Dia será realizado pela secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso em parceria com a rede Socioassistencial e de Saúde do Governo Municipal e também Ministério Público, pois o objetivo é atender as pessoas que mais precisam e que já se encontram em monitoramento.

Centro de Convivência – É um espaço de atividades integradas, que estimula a convivência e a socialização, com o propósito de contribuir para um processo de desenvolvimento e habilitação ou reabilitação das funções humanas e da vida saudável, autônoma e ativa.

Com capacidade de atender mil pessoas por dia, entre idosos e pessoas com deficiência acima de dezoito anos e com condições de independência e autonomia, os usuários poderão usufruir das práticas de esportes como hidroginástica, academia, vôlei, basquete, bocha, aulas de informática, culinária, dança sênior, dança circular, tai chichuan, ginástica, música, coral, artesanato, teatro, artes, zumba, jogos (xadrez, dama, dominó, baralho), assim como usufruir de espaços como a sala de leitura, de cinevídeo e de estimulação cognitiva, onde poderão participar de oficinas da memória e jogar vídeo-game.

Para frequentar o espaço, os interessados devem apresentar condição de saúde satisfatória, atestado pelo médico e realizar a matrícula conforme a disponibilidade de vagas.

Fonte: Prefeitura de Caraguá

Foto: Luís Gava/PMC

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: