Caraguá: Famílias desabrigadas pelas chuvas retornam às suas casas no Perequê Mirim

As duas famílias que estavam abrigadas no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), devido às fortes chuvas dos últimos dias, já estão de volta às suas casas. As chuvas causaram um alagamento ontem a noite (06/02), na rua Georgina Elias da Silva Santos, no Perequê-Mirim, onde moravam as famílias.

Técnicos da Defesa Civil logo que foram acionados por volta das 21h estiveram no local para vistoria e imediatamente removeram nove pessoas e um cachorro. No Cemug, os desabrigados receberam jantar, colchões, roupa de cama, cobertor e kit de higiene pessoal, além do acompanhamento de assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Na manhã desta quinta (07), após o café da manhã, as famílias foram informadas pelos técnicos que a água já havia baixado e que seria possível o retorno para as respectivas residências. Cada uma recebeu um kit limpeza para higienização das casas.

A dona de casa Alzeir Souza Oliveira, 36 anos, quatro filhos e um cachorro foi uma das famílias deslocadas para o Cemug. “Assim que minha casa encheu, liguei para a Defesa Civil e eles vieram rapidamente. Fomos muito bem atendidos também pelas assistentes sociais”, disse.

Força-tarefa

As regiões que acusam o maior índice pluviomético são os bairros Jardim Casa Branca, Jetuba, Tinga, Massaguaçu, Rio Claro e Tabatinga com acumulado acima de 130 mm de chuva em 72 horas.

No Perequê Mirim, ontem à noite, as secretarias integrantes do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), Obras Públicas, Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Desenvolvimento Social, organizaram-se em uma força-tarefa para atender as famílias atingidas.

Uma das ações foi a abertura de uma canaleta na avenida Emílio Marcondes Ribas, para aumentar o escoamento das águas pluviais, que estavam formando um ponto de alagamento. Hoje pela manhã, os trabalhos foram retomados. Serão retirados os bloquetes e instalada uma nova tubulação mais ampla para dar mais vazão às chuvas. Segundo o Secretário Leandro Borella, a rua também será rebaixada para evitar alagamentos.

A Defesa Civil do município prossegue com vistorias em áreas com risco de escorregamento de terra. É importante destacar que em caso de risco, a Defesa Civil deve ser acionada imediatamente pelo 199.

Fonte: Prefeitura de Caraguá

Foto: Luis Gava/PMC

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: