Caraguatatuba realiza instruções preventivas contra o Coronavírus

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que na última semana todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Caraguatatuba, assim como demais unidades de atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município foram notificados com instruções preventivas elaboradas pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo contra o novo Coronavírus.

As instruções são parte do boletim epidemiológico emitido pelo Governo do Estado de São Paulo, que também prepara equipes médicas para o atendimento de casos suspeitos.

Além de instituições municipais, foram notificadas clínicas particulares, Casa de Saúde Stella Maris, Hospital Santos Dumont, Clínica São Camilo e todos os responsáveis por atendimento em saúde na cidade.

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que não há no município nenhum caso suspeito, mas ainda assim, está tomando todos os cuidados contra os coronavírus, que são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Diante da emergência por doença respiratória, causada por agente novo coronavírus (2019-nCoV), conforme casos detectados na cidade de Wuhan, na China e considerando-se as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), as equipes de vigilância dos estados e municípios, bem como quaisquer serviços de saúde, devem ficar alerta aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão local nos últimos 14 dias.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais cuidados preventivos contra os coronavírus devem ser lavar as mãos com água, sabão ou álcool; cobrir boca ao tossir e nariz ao espirrar; evitar contato fechado com pessoas gripadas; cozinhar completamente alimentos e ovos; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar contato sem proteção com animais silvestres ou animais de fazenda.

Novo coronavírus

De acordo com informações do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren), o novo coronavírus é um tipo de vírus que recebe o nome de coronavírus (corona significa coroa em Italiano e Espanhol), porque no microscópio parece uma coroa. Pode infectar animais e pessoas e causar doenças respiratórias, como resfriados, pneumonias, entre outros.

Os sintomas da doença são febre, tosse, falta de ar, e, até em casos mais graves, pneumonia, síndrome respiratória aguda e até insulficiência renal; problemas gástricos e diarreia.

A origem da doença foi, provavelmente, algum mercado da cidade chinesa de Wuhan, onde são vendidos animais vivos para alimentação humana.

Fonte e foto: Prefeitura de Caraguá

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: