Cidades do Litoral Norte participam da iniciativa estadual Verão no Clima

Nesta temporada 2018, o Governo do Estado de São Paulo, realiza o 1º Verão no Clima, uma campanha que acontece de 04 de janeiro a 14 de fevereiro, voltada para educação ambiental, redução da produção de lixo, limpeza de praias, uso consciente da água, cuidado com trilhas e reciclagem. Confira o que as cidades do Litoral Norte, que estão participando da iniciativa, prepararam de programação.

Caraguá

Para o lançamento da Campanha Verão no Clima em Caraguatatuba, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Esportes e Recreação, prepararam a “1ª Caminhada Verão no Clima”, que tem a proposta de unir a vida saudável e consciência socioambiental. A caminhada acontece no dia 07 de janeiro, com saída da Praça Ton Ferreira (Praça do Skate), no Centro, às 9h. O percurso é de 2,5 Km (segue pela avenida da praia até a ponte do Indaiá e retorna pela praia). Os participantes podem se inscrever gratuitamente a partir das 8h, no local de saída – com contribuição voluntária de 1kg de alimento não perecível (exceto sal), que serão encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade. As primeiras 400 pessoas que se inscreverem receberão camisetas e uma medalha de participação ao final da atividade. No mesmo local, simultaneamente, acontecem diversas ações esportivas como: alongamento, dança, remada de stand up paddle, voo livre, apresentações de manobras na pista de skate e muito mais.

Além da Caminhada, durante todo o mês, acontecem ações de educação ambiental nas principais praias da cidade: a praia da Cocanha, recebe um ponto fixo, de 04/01 a 14/02. As ações itinerantes circulam entre as praias Martim de Sá (04/01 a 07/01 e 01/02 a 04/02), Centro (18/01 a 21/01 e 08/02 a 14/02), Indaiá (11/01 a 14/01) e Porto Novo (25/01 a 28/01), sempre das 8h às 18h. No dia 27/01, será realizado um Mutirão de Limpeza na praia Mococa, com início às 8h. É uma ação aberta para a participação de voluntários. Para participar basta chegar ao local com 30 minutos de antecedência.

São Sebastião

A programação inclui ações de quinta a domingo na praia de Maresias e tendas itinerantes no Guaecá, Barequeçaba e praia das Cigarras. Além disso, estão previstas trilhas ecológicas saindo da praça do surfe em Maresias e seguindo até o mirante de Paúba e mutirão no Mangue do Araçá. O lançamento oficial do projeto está previsto para o início de janeiro e todas as ações serão realizadas até o final de fevereiro, quando termina o período da temporada de verão na cidade.

Ubatuba

Por meio de ações de conscientização, como diálogos e mutirões de limpeza, moradores e demais frequentadores das praias de Ubatuba serão estimulados a participar ativamente de sua proteção ambiental, ajudando a reduzir o acúmulo de lixo nas mesmas. As atividades acontecem em um total de 16 cidades do litoral paulista. Em Ubatuba, a campanha inclui dois pontos de ação permanente que funcionarão durante todo o período: um na região sul, na praia da Maranduba, e outro na região norte, na praia de Picinguaba, ponto de embarque para a Ilha das Couves. Outras seis praias do município escolhidas entre as mais movimentadas – Enseada, Toninhas, Praia Grande, Tenório, Ubatumirim e Perequê-Açu – receberão as ações entre quintas e domingos específicos, das 9 às 16 horas.

Sobre o Verão no Clima

A iniciativa do “Verão no Clima” inspirou-se no conceito do projeto Operação Praia Limpa iniciado em 1987, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e desenvolvido durante nove anos pela Secretaria de Meio Ambiente e, posteriormente, absorvido pelas prefeituras em ações locais para conscientizar os turistas e frequentadores das praias da necessidade de mantê-las limpas, evitando, assim, a propagação de doenças e a degradação do meio ambiente.

 De acordo com a coordenadora do projeto Verão no Clima e representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Maria de Lourdes Rocha Freire, a ideia a partir deste ano é conscientizar a população da importância do cuidado com o seu próprio lixo nas praias. “Nosso objetivo é preparar uma campanha 100% limpa e preservando o Meio Ambiente para isso todo o nosso material de divulgação será feito em redes sociais, internet e sem a impressão de materiais gráficos ou de sacolinhas, afinal, a nossa ideia é de conscientizar a população a cuidar do seu próprio lixo levando consigo as sacolas para retirada deles da praia”, explicou Maria Luiza.

Fonte: PMSS, PMU e PMC (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: