Cidades do Litoral Norte realizam programação especial na Semana do Idoso

As cidades do Litoral Norte promovem uma série de eventos em comemoração à Semana do Idoso. Abaixo, confira um pouco do que vai rolar em Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela:

Caraguatatuba

Idosos de Caraguatatuba podem participar, na próxima terça-feira (1º/10), na Praça Dr. Cândido Mota, no Centro, de uma ação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) com a promoção de diversas atividades alusivas ao Dia Internacional do Idoso. Os conselheiros do CMDDI ficarão no local das 9h às 17h, distribuindo folders informativos e prestando orientações sobre o funcionamento do Conselho e demais órgãos públicos e entidades credenciadas que atuam com a terceira idade. A ação também contará com apresentações musicais.

Ubatuba

No primeiro dia, 01, estão previstas diversas atividades físicas na Praça 13 de Maio, além de também ter disponíveis serviços de aferição de pressão e controle de glicemia. Já na quarta-feira, 02, a “Caminhada Comunitária” reúne todos os grupos da Melhor Idade que participam de alguma atividade promovida pela secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) e, ainda, convida interessados para percorrer o trajeto da avenida Iperoig até o Itaguá.

Na quinta-feira, 03, a quadra da piscina municipal recebe a médica especialista em geriatria e nefrologia, Deborah Pinto, trazendo uma perspectiva geral sobre a saúde do idoso. A palestra ainda contará com a participação do educador físico Guaraçay dos Santos, que complementará o assunto com dicas de orientação e prevenção de práticas que contribuem com a melhoria na saúde. Após a palestra, os presentes que desejarem e que estiverem com suas roupas de banho, poderão participar de uma aula macro de hidroginástica, na piscina municipal; para aqueles que não se identificarem muito com a prática, haverá tênis de mesa e voleibol adaptado.

Como encerramento da semana, na sexta-feira, 04, o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto recebe três palestrantes que vão discorrer sobre assuntos do cotidiano do público-alvo: o advogado Jonatas Miguel de Matos vai falar sobre os direitos dos idosos que ainda não são reconhecidos; a dentista Lígia Condini vai explicar um pouco mais sobre saúde bucal e o educador físico Marcos Antonio Marra trará a importância do condicionamento muscular na faixa etária. Neste dia, as palestras serão intercaladas com apresentações do setor de Coreografia da Melhor Idade da SMEL. Ao final, todos os presentes terão uma surpresa preparada pela organização.

Ilhabela

A abertura, no dia 1º, às 8h, no auditório do Paço Municipal contará com palestra de diversos assuntos referentes a Semana do Idoso deste ano. Com ações para estimular a qualidade de vida, o evento contará com diversas atividades como curso de panificação (dia 2, 14h, no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) – Barra Velha) , gincana da melhor idade (dia 3, às 8h, no Ginásio Esporte Gilson Gomes Pinna – Itaquanduba), caminhada noturna (dia 4, às 21h, do Paço Municipal até a Vila) , baile (dia 4, às 21h, no Esporte Clube Ilhabela), jogos de mesa (dia 5, às 14h, no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) – Barra Velha), missa de ação de graças (dia 6, às 8h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida) e almoço de encerramento com final da gincana (dia 6, às 13h, no CCTI (Centro de Convivência da Terceira Idade) – Barra Velha).

São Sebastião

A abertura solene será no Teatro Municipal no dia 1° (terça-feira), em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, a partir das 18h30. O evento contará com a apresentação da coreografia “Épocas”, do Grupo de Dança CCTI Polvo e a Contação de Histórias “Memórias da Cultura Caiçara Sebastianense”, pelo professor Geraldo de Buta. Depois terá um coquetel de comemoração.

No segundo dia, será realizado um Vernissage com a apresentação do Coral da Faculti, exposição de quadros, no Centro de Informações Turísticas da Rua da Praia. Já no terceiro dia acontece o Festival de Yoga, com a participação de grupos do Projeto Valorizando a Pessoa Idosa, no Espaço Batuíra, no bairro São Francisco, região central da cidade. No dia 10, às 9h, será feita a implantação do Protocolo de Saúde do Idoso, com a assinatura de um termo, na Fundação de Saúde Pública. De acordo com a diretora de Políticas Públicas da SEPEDI, Juliana Coelho, trata-se de um protocolo de atendimento que deverá ser implantado ainda este ano nos Postos de Saúde do município, com a avaliação integral do idoso. “Iniciamos esse projeto no ano passado, com a capacitação de toda a rede de saúde”, contou.

Até o dia 14 de outubro, quando será feita uma homenagem à cultura caiçara, diversas outras atividades serão realizadas de Costa Norte a Sul do município.

 Serão realizados ainda três bailes para os idosos, um na Costa Norte, um no Centro, e outro na Costa Sul, sempre a partir das 20h. No dia 04 (sexta-feira), o baile será na Associação Recreativa Beneficente de Maresias, com a banda Oscar Guzella. No dia 05 (sábado), será na na Sociedade Amigos do Pontal da Cruz, com a dupla José Luiz e Alessandro. Já o baile da Costa Norte acontece no dia 11 (sexta-feira), na Escola Profª. Cynthia Cliquet Luciano, com os músicos Luan Carreiro e Banda.

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: