Cidades do Litoral Norte recolhem toneladas de lixo das praias após virada

Como de costume, a secretaria de Infraestrutura Pública da Prefeitura de Ubatuba, com o apoio da Frente de Trabalho da Assistência Social, Emdurb e Sanepav, realizou a coleta de lixo nas praias após a virada do ano. Denominada “Operação Réveillon Praia Limpa”, a ação recolheu 60 toneladas de lixo em uma ação que envolveu um total de 80 profissionais, com 10 caminhões e seis máquinas e teve quase onze horas de duração. Foram beneficiadas as orlas das praias do Perequê-Açu, Cruzeiro, Itaguá, Praia Grande, Enseada e Maranduba.

Em Ilhabela estiveram envolvidos na operação entre servidores públicos e funcionários, cerca de 150 pessoas, divididas em quatro equipes. Foram retiradas em torno de 9.670 toneladas de lixo nas seis praias onde ocorrem os shows da virada, Praia Grande, Portinho, Perequê, Vila e Pedra do Sino, Veloso e ruas próximas, das 5h às 9h do dia 1º/1. A limpeza ocorreu manualmente e com ajuda de cinco caminhões e duas máquinas. Entre os mais encontrados, estavam garrafas de bebidas de diversos materiais.

São Sebastião, que recebe 300 mil pessoas na virada, contou com ações de limpeza intensificadas realizadas pelas equipes das regionais, Centro, Costa Norte e Costa Sul da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) da Prefeitura de São Sebastião. “Em algumas horas, após o término das comemorações, as praias já estavam limpas pelas equipes da SESEP”, disse o prefeito Felipe Augusto. Segundo, a Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), a Costa Sul conta com oito caçambas roll on para acondicionamento de diversos tipos de lixo. O município gera, em média, mais de 200 toneladas de resíduos sólidos urbanos na alta temporada, incluindo varrição, limpeza de vias públicas, praças, entre outros.

Geração de lixo cresce na alta temporada

Em Ubatuba, segundo o poder público, a quantidade de lixo domiciliar coletado entre os dias 30 de dezembro e 01 de janeiro é em média de 253.106 toneladas/dia, totalizando 759.320 toneladas no referido período. Durante os demais meses do ano, a coleta de lixo recolhe em torno de 70 toneladas de lixo por dia – número que aumenta para cerca de 270 toneladas/dia nos meses de temporada de verão- o que implica em um acréscimo de cerca de RS 2 milhões nos gastos que cobrem a demanda. Estima-se que, somente no feriado de ano novo, a cidade receba entre 500 mil e 1 milhão de veranistas.

Fontes: PMU, PMI e PMSS (Foto: PMU)

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: