“Coluna Nutry Light: O que é nutrição?”, por Claudia Raffaelli

Nutrição é a Ciência que estuda os efeitos dos nutrientes no organismo.

É baseada em evidências científicas, porém teve início com a observação do conhecimento popular.

– ORIGENS: Através dos séculos, confiando em seu instinto e nas descobertas empíricas, o homem pré-histórico realizou experimentos nutricionais e aprendeu a distinguir o que era comestível e bom para ele. O homem primitivo agia de modo seletivo, aceitava os alimentos que satisfaziam seu gosto e recusava os que lhes causavam repugnância.

– Originalmente, o homem era “coletor” vegetariano. Quando começou a suplementar sua dieta vegetariana com ovos, répteis e pequenos mamíferos, o homem foi ficando mais hábil como caçador. Na pré-história, o homem tornou-se “caçador” predominantemente carnívoro, porque durante o período glacial e interglacial não havia vegetação no solo gelado (assim indicam os fósseis). Comer em grupo era um prazer para o homem primitivo, que alimentava-se abundantemente de animais de grande porte, como o elefante, fartava-se e, quando aliviado, consumia ainda mais alimentos!

– 8.000 AC: o clima foi aquecendo e o período glacial foi chegando ao fim, veio o reflorestamento da Europa… aos 5.000 AC os europeus eram “caçadores” e “coletores” – tinham abandonado o uso da carne pura. O aquecimento das águas originou a abundância de peixes e provocou o aparecimento das galinhas-d’água, ovos, alimentos marinhos e terrestres (lebre, cobra, lesma etc), vegetais, raízes e oleaginosas. Havia gado selvagem, cervos, plantas e árvores frutíferas.

– Todos esses hábitos alimentares foram preservados e prosseguem fazendo parte da nossa história alimentar.

Se a Nutrição é a Ciência que estuda os efeitos dos nutrientes no organismo, podemos esclarecer que a Nutrição se refere ao conjunto de processos que inicia com a ingestão dos alimentos, passa pela mastigação e digestão transformando os alimentos em nutrientes e, após a assimilação dos nutrientes pelas células, exercem as seguintes funções: fornecimento de energia (glicose), reserva de energia (glicogênio e gordura), construção de tecidos (pele, músculos, ossos, unhas, cabelos, pelos…), crescimento adequado, formação de hormônios, fortalecimento da imunidade (proteção contra doenças) e regulação geral do metabolismo através das vitaminas, minerais, fibras e água. Todos esses processos resultam em SAÚDE e BEM ESTAR!

Finalmente, o que o corpo não utiliza passa para excreção (eliminação dos resíduos alimentares, toxinas e células mortas pelas fezes).

Desequilíbrio Nutricional

– Os desequilíbrios são males causados por carência ou excesso de nutrientes. Principais exemplos: Anemia (carência de ferro), Sobrepeso e Obesidade (excesso de gorduras e carboidratos), Baixo Peso e Desnutrição (carência de nutrientes em geral), Diabetes, Hipertensão, Dislipidemias – colesterol e triglicérides altos (excesso de gorduras), Hipovitaminoses, Gastrite, Constipação (prisão de ventre).

– Podem aparecer sozinhos ou associados, neste caso acarretando outros males: Síndrome Metabólica, Problemas Ortopédicos e Circulatórios, Transtornos Emocionais, Úlcera, Hemorroidas, Câncer, Esteatose hepática (gordura no fígado), Cálculos Biliares…
Como Evitar?

Através da ingestão contínua por meio de uma alimentação balanceada e saudável.

*CONSULTE UM NUTRICIONISTA*

>>> Claudia Raffaelli é nutricionista da clínica Nutry Light, localizada na Rua Liberdade, 509, centro, Ubatuba-SP

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: