Com aval de Comitê Médico, São Sebastião mantém uso de Cloroquina para tratamento da COVID-19

São Sebastião foi a primeira cidade do Litoral Norte a adotar o protocolo do uso da Hidroxicloroquina (Cloroquina) e Azitromicina no tratamento de pessoas com sintomas do Novo Coronavírus. A decisão foi tomada com aval do Comitê Médico do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS).

O protocolo é objetivo e criterioso. Pacientes com 50 anos que apresentam até dois sintomas e tenham alguma comorbidade, como hipertensão ou diabetes, por exemplo, já começam a ser tratados com a Cloroquina.

Já os pacientes com 65 anos ou mais, com ou sem comorbidades, e apresentando dois sintomas relacionados ao novo coronavírus, também são tratados com a medicação.

Nas duas situações, os pacientes tomam a primeira dose na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Região Central ou no Pronto Atendimento (PA) de Boiçucanga, Costa Sul do município.

Nos casos leves, por exemplo, o paciente cumpre a quarentena na própria residência e passa a ser monitorado pelas equipes médicas da Secretaria de Saúde (SESAU) até o término do tratamento, que dura cinco dias.

Os kits são retirados na Unidade de Pronto Atendimento, no centro, e no Pronto Atendimento de Boiçucanga.

Vale lembrar que após a prescrição médica, o paciente assina um documento em que aceita ser tratado com os medicamentos, além de tomar ciência sobre os efeitos colaterais ao longo do tratamento.

Com dois óbitos e 324 casos confirmados do Novo Coronavírus, São Sebastião já testou mais de 7 mil pessoas em todo o município. Ao todo, 119 pessoas já estão recuperadas da doença.

A cidade segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem aplicado os testes em vários segmentos da sociedade sebastianense. Comerciários, bancários, frentistas, forças de segurança urbana, trabalhadores de serviços essenciais, além de todos os profissionais da saúde.

Até o momento, são 68 dias enfrentamento à COVID-19 e nenhum profissional da saúde precisou ser afastado por conta do novo vírus.

Fonte e foto: Prefeitura de São Sebastião

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: