Conselho dos Direitos da Criança de Ubatuba promove ação de combate à violência sexual

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ubatuba realiza nesta quarta-feira, 18 de maio, uma ação de rua com entrega de panfleto e conversas de esclarecimento para conscientização sobre as diferentes formas de violência sexual contra a criança e o adolescente e o que pode ser feito para combatê-las. A atividade acontece no Calçadão do Centro de Ubatuba, das 9h às 17h.

Segundo dados do Disque Direitos Humanos, apenas no ano de 2014 foram registradas 24.575 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Desses, 19.165 foram de abuso e 5.410 de exploração sexual infantil.

O abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente. Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro financeiro ou de outro tipo e envolve desde as redes de prostituição e tráfico, pornografia e turismo sexual.

A data de 18 de maio foi instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na década de 70, a partir de ampla mobilização do movimento de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Em 1973, nessa data, uma menina de 6 anos foi sequestrada, violentada e assassinada. Seus assassinos nunca foram punidos.

“O trabalho junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais de diferentes áreas, como educação, saúde, assistência social e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e o acompanhamento da vítima e do agressor são ações de prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes”, destaca Rodrigo Lemos, Presidente do CMDCA de Ubatuba.

Em caso de violência sexual infantil, procure o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, a Polícia Militar, Federal ou Rodoviária e ligue para o Disque 100 – Disque Direitos Humanos.

Fonte: Prefeitura de Ubatuba

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: