Defesa Civil de Ubatuba resgata mulher na Ponta Grossa e segue em estado de alerta

Da Redação

A chuva que caiu na cidade de Ubatuba na noite ontem, dia 21, causou apreensão em toda a população, que dias atrás se surpreendeu com um forte volume de água que gerou alagamentos, deslizamentos, um óbito e deixou dezenas de pessoas desabrigadas (clique aqui para saber mais). Entretanto, segundo a Defesa Civil, nesta quarta-feira foram registrados apenas alagamentos, sem vítimas, e o resgate de uma senhora no bairro da Ponta Grossa.

“Essa senhora tentou passar de carro por um local na Ponta Grossa em que houve deslizamento de terras, por isso precisamos resgatá-la. Mas ela passa bem, e o trânsito na região já foi liberado pelos tratores da prefeitura”, explicou um representante da Defesa Civil.

Entre os bairros que registaram pontos de alagamento na noite de ontem estão: Centro, Itaguá, Perequê-Mirim e Enseada. A Defesa Civil de Ubatuba informou ao Portal Caiçara que segue em estado de alerta. Os moradores devem ficar atentos e em caso de risco ligar para o número 199, da Defesa Civil.

Previsão de chuva

De acordo com nota oficial enviada pela Prefeitura,  na noite de ontem foi registrado um total de 160 mm de chuva. Agora, o acumulado é de 180 mm – número que deve aumentar conforme a previsão do tempo para esta quinta-feira, 22. Segundo informações do Climatempo, há 90% de probabilidade de chuva e a quantidade de água calcula 50 mm.

“Como o limite de Ubatuba é de 100 mm, estamos em estado de alerta. De todo o litoral paulista Ubatuba foi a que mais choveu…A preocupação é com relação ao solo, que está encharcado, o que favorece os deslizamentos, mas continuaremos monitorando as áreas de risco”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Ubatuba, Guaraçay dos Santos.

“Estamos em estado de alerta porque as chuvas não param, não só aqui, como também em outras cidades. Nesse momento precisamos da união de todos. Muitos serviços estão comprometidos devido às chuvas.  Prefeitura e voluntários estão trabalhando para recuperar os estragos”, enfatizou o prefeito Délcio Sato (PSD).

Suspensão de aulas

De acordo com a secretaria Municipal de Educação, as escolas Profª Altimira Silva Abirached e EMEI Profª Bessie Ferreira Osório de Oliveira, ambas no Itaguá, estão com aulas suspensas sem previsão de retorno pois, com a cheia do rio, a água novamente atingiu as unidades e não há como entrar nos locais e avaliar os prejuízos. Será necessário aguardar a baixa do rio, o que torna a definição de data imprevisível. A secretaria acredita que os danos tenham sido menores do que da outra vez, pois os profissionais vêm tomando medidas preventivas quanto aos materiais.

Zeladoria

Segundo informações da secretaria de Serviços de Infraestrutura Pública, os serviços de zeladoria previstos para esta quinta-feira também estão suspensos devido às condições climáticas.

“As atividades de tapa-buraco estão suspensas. Há previsão de um recape Próximo à Praça BIP, porém, será feita uma análise pelo operacional a fim de avaliar a possibilidade de dar continuidade ao trabalho”, explicou o secretário adjunto da pasta, James Guimarães.

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: