Depois de Ubatuba, documentário “O Começo da Vida” será exibido em São Sebastião

As experiências vividas na primeira infância são fundamentais para o desenvolvimento integral da criança, influenciando em todo o seu processo de formação. Investir nessa fase da vida é investir em uma sociedade melhor. A partir desse conceito surgiu a proposta do documentário “O Começo da Vida”, que será exibido no Teatro Municipal de São Sebastião na próxima terça-feira (21), e no Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) de Boiçucanga, na Costa Sul, na quarta-feira (22), ambos com sessões às 19h30, abertas gratuitamente ao público.

A exibição do documentário da diretora Estela Renner, responsável também pelas produções “Criança, a Alma do Negócio” e “Muito Além do Peso”, integra as atividades do Comitê Municipal do Programa SP Primeiríssima Infância lançado em São Sebastião em 11 de maio, em uma parceria entre a Administração Municipal, Governo do Estado de São Paulo e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal,  idealizadora do projeto. A apresentação do filme é uma parceria do programa SP pela Primeiríssima Infância com a Associação Cultural Vento Forte e Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur) por meio da Fundação Cultural Deodato Santana.

Com apoio da Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o documentário de 90 minutos é uma produção da Maria Farinha Filmes e iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Bernard Van Leer e Instituto Alana. Filmado na Argentina, Brasil, Canadá, China, França, Itália, Quênia e Estados Unidos, o filme evidencia diferenças culturais, de classes sociais, e discute temas como licença-maternidade, paternidade, as chamadas novas famílias, além de questões como a pobreza e direitos infantis. Também traz depoimentos como da modelo brasileira Gisele Bundchen e do Prêmio Nobel em Economia, James Keckman, entre outros.

“O Começo da Vida” explora o impacto dos primeiros anos de vida no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Dublado em seis idiomas (inglês, português, espanhol, francês, árabe e chinês) e legendado em 21 idiomas, também estará acessível em Libras (Língua Brasileira de Sinais), closed caption (legenda fechada) e audiodescrição.

Envolvimento

O objetivo da exibição é usar o documentário como “instrumento de conscientização e sensibilização dos profissionais envolvidos com o atendimento da criança seja na área de saúde, educação e desenvolvimento social, como também conscientizar e sensibilizar os pais quanto às suas ações que influenciam o desenvolvimento dos seus filhos”, explicou a pediatra Camila de Aguiar Bernardo, articuladora do programa no município. “Precisamos que os profissionais avaliem a forma como atendem nossas crianças, como se relacionam com os pais e percebam que não basta só olhar a criança, mas olhar a família e o contexto sociocultural em que estão inseridas”, explicou a pediatra.

Após as exibições, haverá bate-papo com profissionais das áreas de pediatria, psicologia e terapia ocupacional que estarão à disposição do público, pais e demais participantes para esclarecer sobre o desenvolvimento integral na primeira infância. Na terça-feira (21), participarão a pediatra Flávia Martinelli Ramos, a psicóloga Adriane Cristina Ferreira e o terapeuta ocupacional Isaac Elias Filho. Na quarta-feira (22), participarão do debate a pediatra Adriene Souza Heitor, o psicólogo Lucas Bueno de Souza, e novamente o terapeuta ocupacional Isaac Elias Filho.

Segundo Camila de Aguiar, “há diversas formas de abandono dentro das mais diversas realidades familiares que afetam da mesma maneira o desenvolvimento da criança”. Por esse motivo, “o filme é importante por mostrar como os trabalhos com as famílias, e como o posicionamento dos pais, influenciam no desenvolvimento e formação da criança”, frisou a articuladora do SP Primeiríssima Infância em São Sebastião.

Exibições

Sessões às 19h30h | Abertas ao público

Dia 21 | Terça-feira

Teatro Municipal de São Sebastião | Avenida Dr Altino Arantes, 2 | Centro Histórico

Dia 22 | Quarta-feira

CRAS de Boiçucanga | Rua Sargento Felisbino, 200| Costa Sul

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: