Ilhabela aposta na economia criativa no combate à crise do Covid-19

Ilhabela tem uma economia baseada no turismo em sua maioria, com o avanço do Coronavírus pelo mundo o turismo foi duramente impactado, pensando nisso a Ilha vem desenvolvendo formas para enfrentar essa crise, e a economia criativa se mostrou eficaz nesse processo de  reconstrução.

“Ilhabela saiu na frente com medidas que são pioneiras, exemplo do Programa Ilhabela Unida pelo Trabalhador, único no estado de São Paulo, que repassa R$1045,00 às pessoas afetadas pela pandemia; além do Auxílio Aluguel Emergencial, de R$ 960,00”, comentou Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela (SP)

Confira abaixo algumas ações realizadas (já executadas ou planejadas) em Ilhabela recentemente que se destacam pela criatividade e inovação:

Fórum de Desenvolvimento

O objetivo do evento foi trazer mais conhecimento e diálogo sobre os núcleos empreendedores de Ilhabela, bem como dar início ao Plano de Desenvolvimento Econômico.

Fórum de Economia Criativa

O objetivo do Fórum foi inspirar e incentivar o uso da criatividade, como um poderoso recurso nos negócios e trabalho. O Fórum foi idealizado, pensando nesses novos mercados para Ilhabela, com intuito de desenvolver o novo, a fim de alavancar a economia local.

Ilhabela Conecta

O Festival Ilhabela Conecta nasceu do Fórum de Desenvolvimento Econômico, conduzido pelo Professor Agliberto Chagas, buscando novas linhas de geração de trabalho e renda para o município. As pesquisas e debates apontaram para a Economia Criativa como um caminho para a segunda fonte de recursos de Ilhabela, depois do turismo, inclusive apontando diversos players que já exportam trabalho criativo para o mundo todo e residem na cidade.

Durante o enfrentamento do Covid-19 utilizamos muitos recursos da Economia Criativa para desenvolver meios para melhorar a vida da população como:

Balsa Digital
Uma ferramenta na qual os usuários podem fazer seus pedidos de autorização para a travessia entre Ilhabela e São Sebastião pelo computador ou celular e com antecedência.Iniciativa da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo e do “Fórum de Economia Criativa” da cidade, o projeto pode auxiliar outras cidades com necessidade de limitar o fluxo de entrada e saída de pessoas.

Programa do Trabalhador
O programa também é uma Iniciativa da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo e do “Fórum de Economia Criativa” da cidade o programa recebe as inscrições dos trabalhadores para solicitação dos benefícios para posterior analise e aviso de liberação dos benefícios.

Ilhabela em Casa
Um portal para os moradores de Ilhabela terem informações e conteúdo relevante sobre a vida sócio econômica de Ilhabela como cursos, linhas de crédito, notícias e entretenimento.

EducaIlha
A plataforma Educailha é uma ferramenta online que a Secretaria de Educação, em parceria com a Futura Produções, preparou para os alunos da rede municipal de ensino. A plataforma disponibilizará vídeos produzidos por educadores aos alunos da rede, que mesmo em isolamento social, para evitar a propagação do coronavírus (Covid-19), podem ter acesso a conteúdo educativos. O intuito é oferecer aos estudantes vídeos com temáticas diversas, até quando durar o período de quarentena.

Visitilhabela
Visitilhabela.com é uma plataforma de venda de pacotes turísticos onde o turista pode reservar uma experiência completa em Ilhabela, com transfer, hospedagem, passeios e refeições. O Programa tem como objetivo focar em venda futuras injetando imediatamente dinheiro na economia.

Músicos de Ilhabela
O objetivo deste site é criar um meio de apoio para os músicos de Ilhabela, que não podem trabalhar em eventos e shows na cidade devido a quarentena imposta pelos esforços da comunidade contra o avanço do Coronavírus. Pretende-se estabelecer um canal por meio do qual os músicos possam receber apoio do público e patrocinadores para continuarem o seu trabalho por meio de lives sem sair de casa.

Ilhabela delivery
Um portal criado para reunir os melhores deliveries de Ilhabela no estilo “I food”, com o objetivo de melhorar a oferta de deliveries no período de Coronavírus.

Na retomada da economia, Ilhabela ainda planeja investir em formação específica para trabalho remoto, disponibilizando um local adequado para educação, start-ups e co-working, além de uma parceria inédita com a Elektro para implantar um tipo FabLab (projeto Oca).

Com o plano de mobilidade e a atualização do plano gestor de turismo em andamento, a cidade também vai investir mais em inteligência para a gestão do município, para melhorar a qualidade de vida de todos os moradores.

Fonte e foto: Prefeitura de Ilhabela

 

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: