Editorial: Um ano de Portal Caiçara; 365 dias de histórias registradas no Litoral Norte

A era da internet começou a ganhar força no Brasil no fim da década de 1990. Vieram, então, os avanços como os sinais de banda larga, as plataformas móveis e as mídias digitais. Em meio à corrida tecnológica virtual, coube ao ser humano a capacidade de adaptar as linguagem para essa diversas estruturas. A tal história de que uma foto fala por si só, por exemplo, voltou com tudo com o instagram.

Nesse conjunto de oportunidades para a comunicação, mas também num universo de desafios, demos os primeiros passos em 2015 para o que viria a ser o “Portal Caiçara”. Reuniões, pesquisas de mercado, troca de ideias e impressões para a definição das editorias, os formatos das notícias, o layout – e, claro, toda integração com as mídias sociais.

Então, no dia 20 de janeiro de 2016, entrava no ar o Portal Caiçara. Com um layout inédito entre os sites da região, resultado de longas pesquisas para evitarmos “copiar” veículos já em atividade, o Portal nasceu com foco no cotidiano das quatro cidades do Litoral Norte: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Os temas abordados no dia a dia passam por questões de política, meio ambiente, turismo, entretenimento e cultura, e casos policiais. Um verdadeiro panorama do Litoral Norte, a vida nas quatro cidades e o povo que nelas conta e constrói a sua história.

Nesses 365 dias, foram coberturas de eventos, como shows, carnaval, festival de marchinhas e festas tradicionais da cultura caiçara, registros de inaugurações e melhorias nas quatro cidades e entrevistas com os personagens desses acontecimentos. Fortalecemos ainda os laços comerciais com parceiros, ganhamos nossos primeiros colunistas fixos e trabalhamos para entregar um produto de qualidade aos moradores do litoral, com informações, prestação de serviço e utilidade pública.

Nesse período de um ano, superamos a marca de 1 milhão de visualizações somando os acessos do Portal e da Fanpage (nossa página oficial no Facebook), foram mais de 2,8 mil artigos publicados, sem contar o forte envolvimento no Instagram. Mas, acima dos números, o reconhecimento do trabalho, como revela o vídeo especial de um ano – veja aqui.

Neste dia de hoje, que é de comemoração, aproveitamos para projetar também os nossos próximos passos, a iniciar pelas novidades de layout que estamos estreitando em nossa página inicial e convidar você, internauta, para participar cada vez mais do nosso dia a dia, mandando críticas, sugestões de notícias, denúncias. Enfim, participando e construindo juntos. Isso pode ser por meio de nossas redes sociais ou aqui, no link de contato.

No mais, resta à equipe do Portal Caiçara agradecer a fidelidade do público, a interação e a confiança depositada em nosso trabalho. Um ano são 365 dias e nós queremos aumentar e estreitar nossos laços a cada dia nessa nova jornada caiçara até o próximo 20 de janeiro. O nosso novo ano já começou…Vamos juntos?

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: