Em Caraguá, estudos avançam sobre projetos de macrodrenagem para a cidade

Estão em estudos na Prefeitura de Caraguatatuba dois planos de macrodrenagem urbana para implantação das regiões da bacia do Rio Juqueriquerê e no bairro Massaguaçú. Os projetos estão em fase de elaboração e, em seguida, serão encaminhados ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, que fará a avaliação. O objetivo, segundo a prefeitura, é conseguir verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para as obras.

O secretário de Meio Ambiente, Marcel Giorgeti, explica que é a Prefeitura a responsável pela elaboração e execução dessas obras. Segundo ele, os recursos provenientes do Estado são fundamentais, pois “a contrapartida do município é pequena para um projeto que envolve milhões”.

O oceanógrafo da secretaria, Ronaldo Cherbele, está acompanhando os projetos e calcula que só a macrodrenagem na Massaguaçú custará cerca de R$ 40 milhões. Cherbele lembra que na Massaguaçú, a Prefeitura já está instalando, em alguns pontos como no Vale do Sol, o sistema de microdrenagem, que são galerias e bocas-de-lobo. “Nossa atenção está voltada para a área crítica”.

Ele destaca ainda que há muito tempo a cidade já deveria ter colocado em ação um plano de drenagem. “O relevo e a localização de Caraguatatuba, entre a serra e o mar, prejudicam o escoamento das águas, tornando diversos pontos da cidade áreas de risco”.

Marcel Giorgeti calcula que 40% das ações da Secretaria estão voltadas para a questão do sistema de drenagem. “Esse é um dos principais problemas enfrentados. A cidade cresceu sem nenhum planejamento nesse sentido e, hoje, estamos concentrados em encontrar soluções definitivas por meio de obras que serão concluídas a médio e longo prazo”, avalia.

Fonte: PMC

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: