Em São Sebastião, ação reestrutura trilhas na Mata Atlântica e fortalece o ecoturismo na cidade

Foi lançado em São Sebastião o programa de Estruturação dos Atrativos de São Sebastião. O objetivo do programa é estruturar os atrativos turísticos do município, fortalecendo o ecoturismo regional e dando opções para que turistas desfrutem não só das belas praias como dos grandes cenários naturais em meio à Mata Atlântica.

Segundo a Secretaria de Turismo, o programa irá priorizar a manutenção das trilhas já existentes nos diferentes bairros. Entre elas a trilha do Ribeirão do Itu e Praia Brava, em Boiçucanga, Mirante de Paúba, Trilha Rio das Pedras no Sertão de Cambury e das Sete Quedas, em Maresias. Ainda de acordo com a SETUR, a estruturação consiste em diferentes ações como o alargamento das trilhas, acessibilidade com a instalação de degraus, corrimãos, passarelas, abertura e manutenção de drenagens e adequações das áreas de pisoteio (leito da trilha). Também estão sendo implantadas novas sinalizações e as estruturas que possibilitarão as melhorias na dinâmica de visitação para os turistas.

O plantio de mudas nativas para a recuperação das áreas degradadas e o enriquecimento florestal dos atrativos também integra este projeto de recuperação das trilhas. A primeira trilha a receber estas melhorias é a Ribeirão do Itu, que conta agora com percurso facilitado para chegar à queda de nome Hidromassagem e Pedra Lisa.

O programa é resultado de uma parceria da Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Turismo (SETUR) e Meio Ambiente (SEMAN), e a Fundação Florestal através do Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM).

Plantio

Na última sexta (19), uma ação conjunta entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e de Meio Ambiente (SEMAN), o Núcleo São Sebastião do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), o Instituto de Conservação Costeira e o Instituto Verdescola resultou no plantio de enriquecimento ao longo da trilha do Ribeirão de Itu, em Boiçucanga, com 45 mudas de diferentes espécies nativas entre elas o jacarandá, juçara, ipê e outras relevância.

A ação de plantio contou ainda com a participação dos jovens do Projeto OBI com o intuito de aproximá-los da Unidade de Conservação da região e colocar em prática conceitos de melhorias da qualidade ambiental e de conservação do bioma Mata Atlântica.

Fonte: PMSS (Foto: Marcos Bonello)

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: