Em São Sebastião, área cedida a barqueiros será ponto de referência ambiental na Barra do Sahy

A Prefeitura de São Sebastião já assinou termo de cessão de uso de uma área tradicionalmente utilizada pelos barqueiros que navegam pelo Rio Sahy, em Barra do Sahy, na Costa Sul do município. A autorização para uso da área que fica nas proximidades da foz do rio ainda precisa ser avalizada pela Câmara Municipal. Além de um novo rancho de pescadores, o local deverá contar com um Centro de Educação Cultural e Ambiental, o projeto deverá contar também com o apoio da iniciativa privada.

Os barqueiros já utilizam o espaço há décadas como ponto de partida para transporte de turistas para “As Ilhas”, que ficam em frente ao bairro. Com a ampliação das atividades, o objetivo é também promover passeios para escolas, exposição de artesanatos de artistas locais, palestras sobre educação ambiental, além de visitas à área de mangue do rio.

O local integra a Área de Preservação Ambiental (APA) Baleia Sahy e tem o Instituto de Conservação Costeira (ICC) como cogestor. O ICC irá cuidar do licenciamento e aprovação do projeto sem custos ao erário público e buscará parceiros para construir um espaço sustentável apoiando a comunidade local, e servindo como referência de que é possível integrar o uso dos recursos naturais em harmonia com a comunidade. Por sugestão do prefeito Felipe Augusto, o espaço cultural e ambiental levará o nome de Delizino Jorge dos Santos Filho, mais conhecido como “Sr. Lili” tradicional barqueiro e defensor ambiental e cultural do bairro, que faleceu recentemente.

Fonte: PMSS (Foto Celso Moraes)

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: