Estado anuncia reabertura gradual da economia em 11 de maio; Caraguá registra 62% de taxa de isolamento social

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (22), no Palácio dos Bandeirantes, o “Plano São Paulo” que regerá a reabertura gradual dos setores produtivos após o término desta etapa da quarentena, válida até 10 de maio. As autorizações para o funcionamento do comércio vão depender da situação específica de cada cidade ou região do estado, no entanto, não foram detalhados os estabelecimentos que poderão voltar a funcionar em 11 de maio.

A implementação dessa reabertura será em fases, regionalizada e setorial, sempre respeitando a ciência.

De acordo com Patrícia Ellen, secretária do Desenvolvimento Econômico, serão monitorados diariamente os leitos disponíveis nos hospitais por região, para saber como as medidas restritivas serão afrouxadas. O monitoramento diário de leitos já é feito na cidade de São Paulo.

O governador condenou a flexibilização da quarentena adotada por algumas cidades do estado, que publicaram decretos municipais com medidas que desrespeitam o decreto estadual, válido até 10 de maio. “Não é prudente, não é conveniente que nenhuma cidade do interior do estado de São Paulo rompa a quarentena antes do dia 10 de maio”, afirmou Doria.

Antes do anúncio, o governador listou todas as áreas da economia que se mantiveram abertas durante a quarentena. “São Paulo não parou. Ao todo, praticamente 74% da economia paulista funciona desde o primeiro dia da quarentena”, afirmou o governador.

Os detalhes do “Plano São Paulo” serão anunciados no dia 08 de maio. Até 10 de maio, no entanto, estão mantidas todas as medidas restritivas determinadas pelo governo do estado. “Até lá, não haverá mudanças ou alterações na quarentena em todo estado de SP. A obediência deverá ser feita rigorosamente”, salientou o governador. “Não estamos anunciando que a partir do 11 de maio não teremos nenhuma quarentena”, complementou.

Taxa de isolamento social

A taxa de isolamento social em Caraguatatuba chegou a 62% na terça-feira (21/04), segundo o sistema de monitoramento inteligente do Governo do Estado feito com base nos dados dos celulares da população.mOs dados de Caraguatatuba apontam 62% de taxa de isolamento social no dia 18 de abril, 67% no dia 19 de abril e a 61% no dia 20 de abril.

De acordo com Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, a adesão ideal para controlar a disseminação da Covid-19 é de 70%. Sistema de Monitoramento Inteligente mostra que o percentual de isolamento social em todo o Estado foi de 57% na terça-feira (21/04).

Medidas

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu diversas ações visando ampliar a conscientização da população sobre a importância de manter o isolamento social.

Foram afixados faixas e outdoors reforçando a necessidade de ficar em casa, carros de som estão circulando em todo o município lembrando as importantes medidas para se proteger contra o novo coronavírus, além de fiscalização intensa em toda a cidade.

Além disso, diariamente as redes sociais oficiais trazem informações sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação, além de informar sobre o número de casos suspeitos e confirmados.

Fonte/foto: PMC

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: