Estudantes param a balsa de Ilhabela em busca de melhorias no transporte marítimo

Por volta das 17h30, desta quinta-feira, dia 16, os estudantes universitários de Ilhabela levaram cartazes e apitos e se posicionaram na entrada da balsa da cidade para reivindicar por melhorias no transporte marítimo. A movimentação parou a balsa por pelo menos meia hora – de acordo com relatos dos estudantes.

Segundo a União Municipal dos Estudantes de Ilhabela (UMEI) as reivindicações que motivaram o protesto são: “(1) cumprimento do horário da balsa das 15h30 e das 18h, que em alguns dias não estão sendo cumpridos, o que atrasa a chegada dos estudantes às universidades e prejudica as aulas; (2) Outra questão é a solução da perseguição que alguns fretados, responsáveis pelo transporte universitário, estão sofrendo. Determinados funcionários da balsa exigem  que os estudantes desçam dos ônibus e das vans durante a travessia e não exigem isso de outros veículos, o que acaba sendo uma questão pessoal e não apenas o cumprimento das leis da Marinha; (3) E por fim, queremos melhores condições de transporte, as balsas estão em situação de precariedade, sem assentos, sem coberturas, etc.”, explicou o presidente da UMEI Caio Vinicius da Silva Lima, que cursa a faculdade de Eng. de Produção em Caraguatatuba, e diariamente utiliza a balsa para chegar à universidade.

De acordo ainda com o presidente da UMEI, “durante a manifestação que durou cerca de uma hora, três turistas agrediram os estudantes e foram levados até a delegacia da cidade”. Com a chegada da Polícia Militar ao local, os estudantes dialogaram com os militares, saíram do flutuante e ficaram próximos ao ponto de táxi. Segundo os estudantes, ninguém da Dersa foi até o local para conversar com eles.

A União Municipal dos Estudantes de Ilhabela possui 103 universitários filiados e de acordo com a própria união cerca de 50 deles participaram da manifestação.

O Portal Caiçara entrou em contato com Dersa novamente nesta sexta-feira para obter uma resposta sobre as reivindicações e recebeu a mesma resposta encaminhada antes da manifestação: “A Dersa tão logo receba a pauta de reivindicações dos estudantes a estará avaliando. Mas, até o momento nada foi entregue oficialmente. ”

Foto: UMEI

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: