Febre Amarela: Estado antecipa mais uma vez vacinação e cidades do Litoral Norte se preparam

Com a efetiva liberação de doses da vacina fracionada contra a febre amarela pelo Ministério da Saúde, a secretaria estadual de Saúde decidiu, no início da tarde desta quinta-feira (18) antecipar mais uma vez o início da campanha de vacinação. Agora ela começará na quinta-feira, 25 de janeiro.

A logística da campanha está sendo organizada pela Vigilância em Saúde em conjunto com o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Caraguatatuba e a Atenção Básica municipal. Um total de 37 mil doses fracionadas e 1.500 doses padrão serão destinadas a Ubatuba para todo o período da campanha.

Veja como fica nas cidades do Litoral Norte:

 Ubatuba

Todas as unidades de saúde oferecerão a vacina em dias e horários que estão sendo definidos em conjunto com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). A estratégia prevê ainda o funcionamento de algumas unidades em horário estendido a partir do dia 29. A lista detalhada de locais e horários será divulgada em breve. Enquanto a campanha não começa, a vacinação em dose integral continua a ser aplicada nas unidades de saúde sob agendamento prévio para as pessoas que viajam para áreas endêmicas da doença ou que necessitam do Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela.

Ilhabela

Prevendo a grande procura para a aplicação da vacina, todas as Unidades Básicas de Saúde farão o reagendamento de consultas, que estão marcadas para o dia 25, as equipes estarão focadas na campanha, além disso, as UBSs terão horário estendido neste dia, prestando atendimento das 7h às 19h.

Atualmente o município possui doses da vacina contra a Febre Amarela e segue as normativas estabelecidas pelo Ministério da Saúde disponibilizando apenas para viajantes, ou seja, pessoas que estão de viagem marcada para fora do país, ou aqueles que vão para áreas de risco para transmissão. A vacina é encontrada nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros do Itaquanduba, Barra Velha e Costa Sul. Este ano já foram vacinadas 700 pessoas e a meta para a campanha é de chegar a 30 mil. A Secretaria de Saúde salienta que a vacina não é e nem será aplicada no Hospital Municipal Mário Covas.

Caraguá

Cerca de 200 funcionários participarão da campanha, entre médicos, enfermeiros e auxiliares. Estudantes de enfermagem de escolas particulares participarão da ação coordenada pela Secretaria de Saúde.  Os idosos que procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a imunização não precisarão de recomendação médica. Segundo a Secretaria de Saúde, a triagem será realizada no momento da vacinação.

Dias “D” de vacinação: 3 e 17 de fevereiro

A campanha terá dois “D” de vacinação, nos sábados 3 e 17 de fevereiro. Nessas datas, os postos de saúde de Ubatuba abrirão das 8 às 17 horas para imunizar a maior parte da população.

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: