Higiene dos Manipuladores de Alimentos

A temporada está começando e a preocupação com a qualidade dos serviços oferecidos nas cidades superlotadas aumenta…

Os cuidados com a higiene dos Manipuladores de Alimentos são essenciais, pois as mãos, mesmo aparentemente limpas, se não forem lavadas com o cuidado necessário, são grandes fatores de contaminações que podem transmitir doenças. Nesse caso, o que a pessoa sente? Enjoos, cólicas intestinais, diarreia, vômitos, urticária e febre são os mais comuns. Pessoas com o sistema imunológico normal ficam com esse mal-estar durante 1 ou 2 dias, mas pessoas debilitadas, crianças pequenas e idosos podem chegar a desidratar ou até a complicações maiores.

Saiba quando e como um Manipulador de Alimentos deve lavar as mãos:

QUANDO LAVAR AS MÃOS? PRINCIPALMENTE APÓS UTILIZAR O SANITÁRIO.

As bactérias intestinais são facilmente transferidas para os alimentos através das mãos e proliferam-se, secretando toxinas que causam as intoxicações alimentares. Também é necessário manter as unhas sempre curtas e limpas, sem esmalte ou base e lavar as mãos em outras situações como “ao coçar qualquer parte do corpo, tossir, espirrar ou assuar o nariz; após tocar alimentos crus ou utensílios ainda não higienizados; após usar vassoura, rodo, panos ou materiais de limpeza; após mexer com lixo; após tocar em embalagens externas (sacarias, caixas, garrafas…); se pegar em celular, aparelho telefônico, dinheiro; antes de vestir luvas”.

MODO DE LAVAR AS MÃOS no início das atividades, após a uniformização completa:

− Molhar as mãos e antebraços (até os cotovelos);

− Colocar sabão neutro sobre as mãos e ensaboar durante 20 segundos (ou mais);

− Esfregar os braços, punhos, palmas, entre os dedos, dorsos e escovar bem as unhas;

− Enxaguar em água corrente; OBS.: lembrar de lavar também a torneira!

− Enxugar com papel toalha branco não reciclado, ou pano alvejado limpo;

− Aplicar álcool gel.

Uso de Luvas Descartáveis: esclareço que são usadas para proteger os alimentos e não as mãos! Deve ocorrer quando não é possível utilizar utensílios, nos seguintes casos:

“na manipulação de alimentos prontos para consumo, que já tenham sofrido tratamento térmico; no preparo e manipulação de alimentos prontos para consumo, que não serão submetidos a tratamento térmico; na manipulação de saladas cujas hortaliças já tenham sido adequadamente higienizadas”.

Uso de Luvas de Borracha: usadas para proteger o manipulador ao executar as seguintes tarefas: “lavagem de panelas e utensílios; coleta e transporte de lixo e outros resíduos; higienização dos contentores de lixo e sua área; limpeza dos sanitários; faxina em geral (manipulação de produtos químicos)”.

Outros pontos importantes são a uniformização e a higiene do ambiente em que são produzidos os alimentos.

Contato para Treinamento de Manipuladores de Alimentos: (12) 99255-5909.

>>> Claudia Raffaelli é nutricionista (CRN3/7512) da clínica Nutry Light, localizada na Rua Liberdade, 509, centro, Ubatuba-SP.

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: