Hospital de Clínicas de São Sebastião realiza captação de múltiplos órgãos

O Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) realizou captação de múltiplos órgãos, pela segunda vez no município, após quase 20 anos, na madruga desta sexta-feira (3).

O procedimento só foi possível graças ao gesto de solidariedade de uma mulher de 54 anos, diagnosticada com morte cerebral, e seus familiares que autorizaram a doação de córneas, rins e fígado, beneficiando pelo menos cinco pacientes que esperam na fila por um transplante.

“Estamos descansados e com a alma leve por ter cumprido essa tarefa. Agradeço a todos da Secretaria de Saúde, a equipe da Unifesp, que se mostrou incansável e, demais pessoas que ofereceram o apoio necessário para que isso fosse possível”, destacou o diretor Clínico do HCSS, Dr. Leonel Nulman Szterling.

Os órgãos foram captados pela equipe médica do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ligado ao Hospital São Paulo, com apoio técnico de anestesista, instrumentadora e enfermagem do HCSS.

Investimentos

O Hospital de Clínicas tem recebido atenção especial da administração do prefeito Felipe Augusto. “O projeto de revitalização da unidade de saúde já contemplou a reforma completa do Centro Cirúrgico, com importantes mudanças estruturais nas instalações”, considerou o prefeito.

O HCSS também recebeu melhorias na ala pediátrica, Central de Material Esterilizado (CME) e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com a aquisição de equipamentos de ponta e teve um investimento estimado em R$ 152.389, além de nova cozinha e refeitório, informou o prefeito Felipe Augusto.

Seja doador de órgãos

Para ser um doador de órgãos, basta manifestar seu desejo à família e pessoas mais próximas. Para um transplante de órgãos, só importa a compatibilidade entre o doador e as diversas pessoas que esperam por novo órgão. Podem ser doados órgãos como coração, rins, pâncreas, pulmões, fígado e também tecidos, como: córneas, pele, ossos, valvas cardíacas e tendões. Ou seja, um doador pode ajudar muitas pessoas.

Fonte e foto: Prefeitura de São Sebastião

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: