Hospital Mário Covas de Ilhabela substitui copos descartáveis por sustentáveis

A mais recente ação de sustentabilidade aplicada pelo Hospital Mário Covas, de Ilhabela, foi substituição dos copos descartáveis, por sanfonados (sustentáveis), que passaram a ser utilizados por funcionários e colaboradores.

Ao todo 500 copos sanfonados começaram a ser utilizados no refeitório do Hospital Mário Covas durante os lanches dos funcionários e colaboradores, pela manhã e à tarde, e nas refeições principais do dia, almoço e jantar. Essa substituição causou impacto imediato: menos 5 mil copos descartáveis consumidos no local. “Com essa iniciativa os copos descartáveis não serão mais disponibilizados no refeitório, somente em casos excepcionais. A escolha pelo sanfonado é para facilitar na hora de guardar e carregar. Ele ‘cabe no bolso’”, ressaltou o secretário de Saúde, Gustavo Barboni.

A substituição agradou a quem passou a utilizar os novos copos diariamente. “Foi pensando na sustentabilidade que decidimos fazer essa mudança. Diminuir o consumo dos descartáveis e assim, colaborar com o meio ambiente”, explicou Rose Medeiros, Diretora Administrativa do Hospital.

O impacto da substituição também é financeiro. Com os novos copos o Hospital economiza cerca de R$ 15 mil em descartáveis. Mais do que uma redução financeira, a introdução dos copos sanfonados é uma ação em prol do meio ambiente, já que o copo descartável demora entre 200 e 450 anos para se decompor na natureza. “Queremos fazer a diferença. Vamos fazer a nossa parte em prol do meio ambiente e da nossa cidade. Esperamos que essa iniciativa seja inspiradora para que outros lugares possam também fazer a sua parte”, destaca Rose.

A princípio, a utilização dos copos sanfonados ocorre apenas nas refeições dos funcionários e colaboradores, mas a meta é que posteriormente o novo hábito de usar material sustentável também passe para as refeições de outros setores da unidade. O objetivo é que pacientes e seus acompanhantes recebam copos biodegradáveis.

Fonte/foto: PMI

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: