Ilhabela é a única cidade do Litoral Norte a manter o mesmo número de casos confirmados de coronavírus desde o dia 10

Ilhabela é a única cidade do Litoral Norte a manter o mesmo número de casos confirmados de coronavírus desde o dia 10. Número confirma que a restrição na balsa tem contribuído na contenção da entrada do vírus no município

Ilhabela foi a única cidade do Litoral Norte que no período 10 a 17 de abril, não apresentou crescimento do número de casos confirmados de coronavírus, mantendo-se com 3 no total. Na região, o crescimento dos casos confirmados triplicou. A cidade decretou restrição no acesso à balsa desde o dia 20 de março.

Os números foram extraídos dos boletins fornecidos diariamente pelas prefeituras de três cidades, que revelam o crescimento dos casos em todas elas. Em São Sebastião, os casos confirmados passaram de 6 a 16, com dois óbitos confirmados. Em Caraguatatuba, houve um salto de 8 para 21 confirmados.

Em Ubatuba, a prefeitura divulgou, no dia 12, o registro do primeiro caso confirmado. Já até ontem, dia 20, segundo boletim da prefeitura da cidade, existem 8 casos confirmados de Covid-19 no município.

Ilhabela, além de não ter apresentado crescimento no número de casos confirmados, também foi o município que mais testou casos suspeitos e todos com sintomas, inclusive os parentes dos confirmados. De acordo com o boletim divulgado neste domingo, o arquipélago realizou 211 coletas para exames de Covid-19, sendo que 199 foram descartados e há 9 aguardando resultado.

Restrição

Ilhabela tem dado atenção especial ao controle de acesso à travessia para evitar o acesso de não moradores, desde o anúncio de quarentena determinada em decreto, que estabeleceu, a partir do dia 21 de março, a necessidade de solicitação de autorização de entrada no município, pelo site travessia.ilhabela.sp.gov.br.

De acordo com decreto municipal da prefeita Maria das Graças Ferreira Santos Souza, a Gracinha, pessoas que não residam na cidade ou não realizem serviços essenciais, como saúde, segurança, entre outros, estão proibidas de entrar na cidade.

A prefeita Gracinha reforçou a medida. “Estamos tomando as medidas necessárias para proteger a nossa população. Decretamos Estado de Calamidade na mesma data e seguimos a quarentena do Governo Estadual”.

A secretária de Turismo, Bianca Colepicolo, falou do resultado positivo da iniciativa do arquipélago, mas reforçou a importância da compreensão de todos, tanto moradores como turistas. “A restrição na travessia é uma medida dura e polêmica. Não queremos prejudicar moradores e veranistas. Mas boa parte ainda não compreendeu que o combate à proliferação do vírus depende muito de permanecermos o máximo em isolamento”.

O secretário de Saúde, Gustavo Barboni, atribui os números às medidas de restrição. “Com a restrição, conseguimos interferir na propagação do vírus, na cidade. Sair e entrar no município representa um risco muito grande. A população precisa continuar entendendo que a quarentena e essa restrição são de extrema importância para todos. Pedimos que os turistas também entendam esse momento e fiquem em casa”.

Fonte e foto: Prefeitura de Ilhabela

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: