Ilhabela faz obra de contenção de encosta no bairro Ilhote e utiliza técnica para estabilizar solo

A Prefeitura de Ilhabela continua com o trabalho de contenção da encosta localizada na Avenida Brasil, trecho da SP-131, no bairro Ilhote, região sul do município. Depois das fortes chuvas ocorridas no verão passado, houve o deslizamento da costeira nesta região e existia o eminente risco de desabamento da avenida, única via de acesso aos bairros do sul da Ilha. “Esta foi uma intervenção que teve de ser rápida para que o único acesso aos bairros do sul da Ilha não fosse interditado. Uma obra que utiliza tecnologia adotada das rodovias e que proporcionará segurança”, destacou o prefeito Toninho Colucci.

Após estudos técnicos, a prefeitura elaborou um projeto que consiste em execução de muros de arrimos e solo grampeado, uma técnica que permite a contenção de taludes por meio da execução de chumbadores, concreto projetado e drenagem. Os chumbadores promovem a estabilização geral do maciço, o concreto projetado dá estabilidade local e a drenagem age em ambos os casos. A obra tem investimento de R$ 2,6 milhões.

De acordo com a Secretaria de Obras da Prefeitura de Ilhabela, a medida consiste na aplicação de um suporte plastificado na região do entorno da erosão, reforçada pelos chumbadores. Assim, a cavidade que sofreu o deslizamento e está submetida ao efeito do peso de terras e tensões é estabilizada com um revestimento flexível de concreto projetado, tela metálica, cambotas e chumbadores até serem ancorados em uma rocha, com posterior injeção de nata de cimento. Tais procedimentos estabilizarão a erosão que estava danificando o único acesso a região sul do município.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: