Ilhabela lança aplicativo que monitora ônibus, veículos oficiais e caminhões de lixo

A Prefeitura de Ilhabela lançou hoje, sexta-feira, 26, às 16h, a plataforma de gestão de mobilidade urbana que, além de monitorar os 23 ônibus do transporte coletivo da cidade, também irá rastrear 16 veículos utilizados para o transporte escolar, nove ambulâncias, cinco caminhões que realizam a coleta de lixo e, futuramente, as balsas que fazem a travessia. A proposta da inserção da frota municipal é para que a administração tenha o controle da localização destes carros.

Para que os usuários do sistema de transporte tenham acesso às informações, será necessário baixar o aplicativo “CittaMobi”, que é gratuito, através da Play Store e App Store. E, para facilitar o acompanhamento dos horários e itinerários destes veículos, a Prefeitura está instalando monitores, com alarme e rastreadores conectados diretamente com a Central da Polícia Militar, em alguns pontos da cidade, sendo: Vila, em frente à Praça Coronal Julião; ponto da rotatória do Itaguaçu; na Av. São João, no Perequê; na Praça Allan Kardec; no ponto da saída da Balsa, na Barra Velha; no primeiro ponto da Av. Brasil, sentido Sul, e no ponto do Centro Cultural da Praia Grande. Esses painéis apresentarão a previsão de chegada dos ônibus nas paradas, mensagens institucionais da Prefeitura ou alertas aos cidadãos.

Os pontos também estão equipados com câmeras de monitoramento em alta definição e com visão de 360 graus que permanecerão 24 horas conectadas.

Por este aplicativo o passageiro pode também se comunicar com o órgão gestor e empresa operadora do transporte, informando divergências na localização, limpeza e segurança do ponto, estado de conservação dos ônibus e qualidade na condução do motorista. Visando a segurança dos usuários, o sistema ainda conta com um botão de incidente grave onde o passageiro pode utilizar em casos de assalto, assédio ou outras ocorrências, possibilitando atuação rápida do órgão competente.

A iniciativa deste projeto rendeu ao prefeito Márcio Tenório o prêmio InovaCidade, entregue durante o Congresso Smart City Business America Congress & Expo 2017, realizado na última semana em Curitiba – no Paraná. Para o prefeito, a administração trabalha com a proposta de entregar à população uma ótima prestação de serviço e a implantação desta plataforma colaborativa é um avanço tecnológico que visa favorecer os moradores de Ilhabela. “Vamos trabalhar a comunicação entre transporte público (empresa de transporte), prefeitura e cidadãos, possibilitando a interação, por meio da comunicação, de eventos que impactam a mobilidade das pessoas na cidades”, disse o prefeito.

O Centro de Controle Operacional está instalado no Paço Municipal e, desta forma, o objetivo da Prefeitura é fazer a gestão da mobilidade de uma forma abrangente.

  Fonte e foto: Prefeitura de Ilhabela

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: