Ilhabela recebe o 10º Congresso Paulista de Esperanto

O arquipélago de Ilhabela será sede neste sábado (8/10) e domingo (9/10) do 10º Congresso Paulista de Esperanto, no Centro Educacional e Cultural, na Praia Grande, em Ilhabela. O congresso terá palestras em português e esperanto (nos dois dias será oferecido um mini curso de Esperanto), atividades culturais, esportivas, música e dança. O evento é organizado pela Easp (Associação de Esperanto do Estado de São Paulo) e tem o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação.

A abertura solene será no sábado,às 10h. Em seguida, às 11h, painel sobre o tema do congresso: “Esperanto como instrumento de turismo internacional”. Após o almoço, às 14h, os participantes podem conferir a Palestra “História de Ilhabela” em português com Adriano Leite. Em seguida, às 15h, palestra em português sobre os pontos turísticos do arquipélago de Ilhabela. Às 15h10, o palestrante Fabrício Vale ministra em Esperanto “Arauto do Esperanto”.

Ainda no sábado, a partir das 16h, começa a sessão de cinco minipalestras (em esperanto) com diversos oradores “Rede Mundial de Informação”, “A plasticidade do nosso cérebro e o aprendizado das línguas”, “Minha Experiência no NASK (North American Summer Esperanto Institute)2016”, “O mais arábico dos brasileiros” e “Coração volapuquista no interior de São Paulo”. A programação no sábado fecha com as apresentações artísticas do grupo de dança K.M., do professor Kleber Moreira, de Ilhabela, e com a apresentação do músico Miguel Klav em Esperanto.

Domingo

A programação de domingo (9/10) começa às 9h com sessão de minipalestras (em Esperanto) com os temas “História da literatura Esperantista”, “Composição de palavras em Esperanto”, “Impressões sobre o Congresso Internacional de Esperanto” e “Cypherpunk – Criptografia como mecanismo de defesa”.A partir das 10h10 o tema a ser ministrado é “O melhor compositor das Américas” com Alfredo Aragón.

Antes do almoço, às 11h, a última sessão de minipalestras tratará dos temas “Controle da população de animais urbanos”, “Grupo Social Lexus” (um dos mais tradicionais órgãos da imprensa esperantista), “Urantia” e “O esquecido, interessante e desafiador dicionário”.

O 10º Congresso de Paulista de Esperanto, além das palestras oferece aos presentes diversas oficinas como palavras cruzadas, quebra-cabeça e oficina de tradução.

O que é Esperanto?

O Esperanto é um idioma planejado para ser regular e de aprendizado rápido e fácil, para ser usado como língua auxiliar na comunicação entre povos de línguas diferentes. É uma língua internacional e neutra. Seu uso protege e preserva os idiomas de todos os povos, que devem cultivá-los em seu próprio país e cultura. Ele foi idealizado em 1887 pelo médico e poliglota polonês Dr. Zamenhof. Não foi a primeira tentativa de construir um idioma auxiliar, mas foi a que mais se desenvolveu, cresceu e se impôs, devido à sua capacidade de absorver as necessidades das mudanças dos tempos.

Programação

Sábado (8/10)

10h – Abertura solene

11h – Painel sobre o tema do congresso: Esperanto como instrumento objetivando o turismo internacional (em Esperanto)

14h – Palestra:“História de Ilhabela” – palestrante Adriano Leite (em Português)

15h – Minipalestra: Pontos turísticos da cidade – palestrante Décio da silva Salu(em Português)

15h – Palestra: Arauto do Esperanto – palestrante Fabrício Valle (em Esperanto)

16h – Primeira sessão de minipalestras com palestrantes variados(em Esperanto)

20h – Noite artística com apresentação do grupo de dança K.M do professor Kleber Henrique de Ilhabela e apresentação do músico Miguel Klav – em Esperanto

Domingo (9/10)

9h – Segunda sessão de minipalestras com palestrantes variados (em Esperanto)

10h10 – Palestra “O Melhor Compositor das Américas” – Palestrante Alfredo Aragón – (em Esperanto)

11h – Terceira sessão de minipalestras com palestrantes variados (em Esperanto)

14h20 – Atividade Interativa: Quiz

15h30 – Encerramento

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: