Laudo da Cetesb confirma presença de microalgas no canal de São Sebastião

Laudos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), enviados à Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhabela, confirmam a presença de cianobactérias filamentosas no canal de São Sebastião.

O documento foi entregue ao prefeito, Márcio Tenório, em reunião na sede da pasta, na tarde de hoje (4). “Apesar de ser uma cianobactéria, ela tem pigmentos vermelhos, daí a coloração avermelhada ou marrom quando está em grande quantidade”, diz parte do laudo.

O parecer da Cetesb desmente mais uma falsa notícia de poluição provocada por “rede de esgoto de navio”, divulgada em redes sociais. Desde o início do aparecimento da mancha na água do mar, próxima à Ilha das Cabras, técnicos da secretaria explicaram que a floração ocorre devido ao excesso de nutrientes e logo após chuvas e ventos intensos na costa.

Conhecida como serragem do mar, a microalga que tem nome científico de Tricodesmium erythraeum, pode até causar mortalidade em invertebrados e em peixes quando em grande quantidade.

No Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) podem ser extraídas mais informações sobre o nutriente.

Fonte e foto: Prefeitura de Ilhabela

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: