Médica de 42 anos morre vítima de dengue em Caraguatatuba; prefeitura intensifica combate

A cidade de Caraguatatuba registrou na manhã desta sexta-feira (8), a morte de uma mulher de 42 anos vítima de dengue. Médica e servidora pública no SUS, ela estava internada na Santa Casa da cidade desde a última semana.

Na segunda, a médica foi trabalhar normalmente e sinalizou não estar bem e foi atendida na UPA onde foi constatado, através de exames, a baixa de plaquetas típicas da Dengue. Ela foi então transferida para Santa Casa, onde faleceu na manhã de hoje.

Em nota, a prefeitura da cidade lamentou o ocorrido e informou que o falecimento ocorreu por complicações provenientes de Dengue Hemorrágica. “Ainda não se pode afirmar que a doença foi contraída no município, mas a Secretaria de Saúde já está tomando todas as medidas cabíveis para a contenção do foco no entorno da residência e trabalho da vitima”, diz a nota.

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, Caraguatatuba tem registrado cinco casos suspeitos de dengue, dois positivos, sendo que um deles foi a óbito. Em 2018, foram registrados apenas nove casos da doença e em 2017, foram 13 casos.

Prefeitura intensifica ações
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informou que iniciou hoje (8) uma força-tarefa para realizar o bloqueio mecânico da dengue, que consiste na verificação e retirada de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, em ruas do bairro Martim de Sá, região central da cidade. No bairro, foi registrado um caso de dengue hemorrágica, cujo morador veio a óbito. Está em investigação se a doença foi contraída em Caraguatatuba ou fora do município.

Após o bloqueio mecânico, o bairro também receberá equipes para pulverização de inseticida. No bairro Casa Branca, onde foi registrado outro caso positivo de dengue, o CCZ já está realizando hoje a aplicação de inseticida de casa em casa. Amanhã, as operações prosseguem.

A Secretaria de Saúde realizou nesta quinta (7), em caráter extraordinário, uma “Sala de Situação Emergencial”, reunindo representantes de unidades de saúde consideradas portas de entrada, para estabelecer medidas de combate à dengue em toda a cidade.

Operação Cata-Treco

A Secretaria de Serviços Públicos disponibilizou para hoje e amanhã (sábado), duas retroescavadeiras e caminhões para uma Operação Cata-treco nos bairros Olaria, Casa Branca e Martim de Sá. Os moradores devem aproveitar a oportunidade para descartar materiais inservíveis, ou seja, objetos com risco de virarem criadouro do mosquito da dengue, que deixem estes objetos para fora de casa durante o horário da operação para que possam ser recolhidos.

Imagem: Cláudio Gomes/PMC

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: