Moradores de Caraguatatuba devem fazer biometria da Justiça Eleitoral até dia 31 de outubro

Os eleitores de Caraguatatuba que ainda não fizeram a identificação biométrica têm até o dia 31 de outubro para realizá-la.

O cadastro digital é necessário para evitar o cancelamento do título eleitoral e outros documentos, além da perda de uma série de direitos. Os moradores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral, no bairro do Sumaré, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses). O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o prazo do cadastro biométrico encerraria no dia 19 de dezembro, mas mostrou-se exagerado em função do alto percentual de revisões biométricas realizadas em aproximadamente 75% do eleitorado do município. Após análise da capacidade de atendimento, o Cartório Eleitoral de Caraguatatuba decidiu antecipar a data limite da biometria para 31 de outubro. A medida visa tornar o atendimento à população mais eficiente e evitar a formação de filas nos últimos dias de cadastramento.

É necessário realizar a biometria para evitar o cancelamento do título eleitoral e perder uma série de direitos e benefícios como: tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo, participar de concorrência pública (licitações) e praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Atualmente Caraguatatuba possui 94.090 eleitores. Até o momento, 69.921 (74,31% do eleitorado) pessoas com idade para votar fizeram o cadastro biométrico. Além disso, quem não executar o procedimento não poderá votar nas próximas eleições.

Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398.

Poupatempo

Quem for utilizar os serviços do Posto do Poupatempo de Caraguatatuba a partir do dia 1º de outubro (terça-feira), pode cadastrar a identificação biométrica. Os funcionários do Cartório Eleitoral permanecem no local até o dia 31 de outubro. O atendimento é das 9h às 17h. O posto fica na Av. Rio Branco, 955 – Indaiá (Em frente à Escola Estadual Colônia de Pescadores).

CIDE Casa Branca e UBS do Perequê

O cadastro da identificação biométrica do Cartório Eleitoral também pode ser feito no Centro Integrado de Desenvolvimento Educacional (CIDE) do Casa Branca e na Unidade Básica de Saúde do Perequê-Mirim até o dia 30 de setembro (segunda-feira). Os interessados precisam comparecer de segunda a sexta, das 8h às 17h, no prédio da secretaria, no Indaiá, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).

O CIDE Casa Branca fica na Rua José Pedro de Oliveira Barbosa, 805 – Bairro Casa Branca. A UBS está situada na Rua José Geraldo Fernandes Da Silva Filho, 295 – Perequê-Mirim.

Fonte: Prefeitura de Caraguá

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: