Morro Santo Antônio em Caraguá recebe iluminação rosa

Imagem ficará rosa toda quarta-feira para alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama

Caraguá iluminou o Santo Antônio na cor rosa, ontem (12), em menção à campanha Outubro Rosa, que alerta às mulheres e toda a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e o combate à doença. O padroeiro da cidade ficará rosa toda quarta-feira do mês de outubro, das 19h às 22h.

Durante todo o mês, Caraguá intensifica ações voltadas à Saúde da Mulher em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. Neste ano, o agendamento de mamografia às mulheres que estiverem no período de realização do exame, que já ocorre durante todo o ano, será reforçado em todos os eventos da programação. De acordo com a Secretaria de Saúde, o objetivo é alcançar, em especial, mulheres que nunca tenham feito o exame.

A Secretaria de Saúde também informa que as atividades voltadas à Saúde da Mulher são realizadas nas UBS’s durante todo o ano. São palestras que abordam as formas de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, oficinas de planejamento familiar e DST/Aids. Nos meses de março e outubro, o município reforça as ações com campanhas e palestras na sala de espera.

Atualmente, a rede Municipal de Saúde de Caraguá, promove tratamento a 259 mulheres com câncer de mama e 80 usuárias com câncer de colo uterino.  Estas pacientes são acolhidas no Setor de Oncologia, pela equipe responsável e, posteriormente, são encaminhadas aos serviços de psicologia e nutrição do município.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama provoca 450 mil mortes anualmente em todo o mundo. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o ano de 2016 será encerrado com 596 mil novos casos de câncer.

Fotos: Luis Gava/PMC

Fonte: Prefeitura de Caraguá

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: