Mutirão de catarata em Ilhabela zera a fila de espera do AME

A prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu zerar no município a fila de espera para cirurgias de catarata e pterígio do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). O objetivo foi alcançado no primeiro mutirão de oftalmologia, realizado de sexta a domingo, 25 a 27, no Hospital Mário Covas, após a realização de um total de 51 cirurgias, sendo 47 de catarata e 14 de pterígio.

O médico cirurgião, Fábio Nero Mitsuushi, explicou que as intervenções ocorreram sem nenhuma complicação, mas que havia um Centro Cirúrgico disponibilizado para qualquer necessidade. Ele reiterou que agora, no pós-cirúrgico de trinta dias, a recuperação depende da colaboração dos pacientes, que não devem cometer excessos e seguir as orientações recomendadas.

Pacientes que se submeteram à cirurgia elogiaram o mutirão. “O atendimento foi maravilhoso, nota dez para eles. Aliás, todo atendimento de saúde na ilha é muito bom. Eu nunca fui tão bem atendido como aqui. E olha que estive em hospitais particulares de renome. Em Ilhabela o atendimento é humano”, afirmou Adalberto Carmine Messina, morador do Reino que fez o procedimento de catarata. O motorista Eliseu da Costa, morador da Barra Velha, também elogiou a iniciativa. “Aqui na ilha foi uma beleza, tinha muita gente precisando fazer as cirurgias”, destacou.

O secretário de Saúde, Marco Antônio Gênova, explicou que o novo programa faz parte do trabalho de reorganização da pasta. “Temos priorizado ações de gestão que melhorem a vida do munícipe, criando um ambiente humanizado e adequado. Temos demandas de especialidades e o programa que estamos implantando, o Fila Zero, vem para zerá-las”, disse Gênova, que orienta outras pessoas interessadas em fazer exames a procurar a rede de atenção básica, onde o clínico fará os encaminhamentos adequados.

O prefeito Márcio Tenório acompanhou, na manhã do domingo, 27, o trabalho pós-cirúrgico realizado com os pacientes e as orientações repassadas pelos médicos. “É gratificante perceber a felicidade nos rostos das pessoas pela realização das cirurgias”, afirmou. O prefeito anunciou que os próximos mutirões deverão atender a demanda reprimida nas especialidades médicas de fisioterapia e ortopedia, mas que outras serão contempladas.

Fonte e foto: Prefeitura de Ilhabela

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: