Observação de Baleias é nova atração turística no canal de São Sebastião

Começou a época de aparecimento de baleias jubartes no canal do Litoral Norte de São Paulo. Em São Sebastião, é cada vez mais comum avistar esses mamíferos em passeios de barco.

De 2004 até agosto de 2017 foram 107 registros de cetáceos feitos pelo Projeto Baleia à Vista, de Ilhabela, e colaboradores. No ano passado, 83 baleias foram avistadas na região pelo mesmo Projeto. Este ano, as primeiras baleias chegaram no início deste mês e cerca de 30 já foram observadas, o que torna a observação de baleias uma grande e nova atração turística natural na região.

As jubartes habitam todos os oceanos. Elas migram uma vez ao ano. No verão, elas seguem para águas polares para se alimentar; no inverno, se dirigem a águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. Elas devem permanecer por aqui até dezembro.

Normas para observação 

Com a chegada das baleias, um grande número de pessoas sai de barco na tentativa de avistá-las. Para evitar que sejam feridas, existem normas, que são: manter distância adequada (100m); não perseguir e nem bloquear as baleias; ao avistar uma baleia reduzir a velocidade e parar, se necessário, a embarcação, para evitar acidentes e distúrbios; e nunca manter mais de duas embarcações próximas a uma baleia.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: