Ocean Princess faz 1ª parada em Ilhabela com mais de 8 mil turistas

A Vila, centro histórico do arquipélago de Ilhabela, ficou lotada de turistas na manhã desta quinta-feira (21/1). Isso porque, o município recebeu a segunda escala tripla da temporada 2015-2016. Os navios Armonia (MSC Cruises), Poesia (MSC Cruises) e Ocean Princess (Princess Cruises) chegaram à cidade pela manhã, às 8h. Entre as embarcações, destaque para o navio Ocean Princess, que atracou em Ilhabela pela primeira vez. O transatlântico trouxe 700 passageiros, todos americanos, além de 300 tripulantes.

Os comandantes do navio receberam a visita da equipe da Secretaria de Turismo, composta pela diretora Eunice Bourroul, e Marcelo Campos, do receptivo de navios. Ao todo, mais de 8 mil turistas conheceram Ilhabela durante a parada.

Na semana passada, o arquipélago recebeu também pela primeira vez os navios MS Amadea e Crystal Symphony. A escala deste último transatlântico é resultado da participação nas feiras de Miami (EUA) e Chile. “Este é o resultado de muito trabalho, da participação de feiras internacionais. O turismo é a nossa indústria e o seu fomento significa a manutenção e a geração de empregos na cidade”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

Mais temporada de navios

A temporada de cruzeiros 2015-2016 continua em Ilhabela neste sábado (23/1), às 16h. O navio Lirica (MSC Cruises) fica na cidade até às 21h. No domingo (24/1) é a vez do navio Armonia (MSC Cruises). A embarcação permanecerá na cidade das 8h às 18h.

Em Ilhabela, o receptivo turístico atua em média com 20 vans, cada uma com cerca de 15 lugares, além de 62 jipes, oito embarcações e aproximadamente 20 táxis. Eles são os responsáveis por levar os turistas a passeios como as praias do Curral, Garapocaia (Pedra do Sino), Cachoeira da Toca, Museu Náutico, entre outros atrativos da Ilha.

Muitos turistas preferem ficar próximos ao local do desembarque, na Vila, e aproveitam para conhecer o centro histórico, desfrutar dos restaurantes e vão às compras nas lojas de artesanato. A praia do Saco da Capela também é muito frequentada durante as escalas. Seguindo as normas do Ministério do Turismo, todas as vans do receptivo terão de ter ar-condicionado e no máximo até oito anos de fabricação. A medida significa conforto e segurança para os turistas.

O Centro de Informações Turísticas, que fica em frente ao píer, na Vila, foi ampliado e conta com profissionais preparados da Secretaria de Turismo e Fomento.

Economia

Conhecida mundialmente por ser a “Capital Nacional da Vela” e cidade indutora de turismo, Ilhabela também obtém destaque em outros segmentos no cenário nacional. É o caso das temporadas de cruzeiros.

A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) coletou diversos dados econômicos e turísticos em três armadoras associadas à entidade, Costa, MSC, Pullmantur e Royal Caribbean, durante a temporada passada.

Os números mostram que o turista cruzeirista gasta em média R$ 200 durante a passagem pelo arquipélago. De acordo com a Secretaria de Turismo esse número resulta em cerca de R$ 30 milhões injetados na economia local até o dia 27 de abril, data da última escala em Ilhabela.

Outro dado importante é que Ilhabela está entre uma das escalas mais procuradas para passeio ao lado de Salvador (BA) e Búzios (RJ).

A temporada de cruzeiros 2015-2016 começou no dia 10 de novembro. Ilhabela receberá 95 escalas ao todo, sendo 20 duplas e outras três escalas triplas.

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: