Porto de São Sebastião movimenta mais de 620 mil toneladas de cargas em 2018

O porto de São Sebastião, localizado no litoral Norte do Estado de São Paulo, é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião desde 2007. É estratégico para o Vale do Paraíba, pois é o único porto da região com potencial para escoamento das cargas produzidas no eixo que abrange o Vale do Paraíba e a Rodovia Dom Pedro, até o município de Campinas.

O terminal público movimentou, em 2018, 624.139 toneladas de produtos como barrilhas, malte, cevada, chapas de aço, gipsita, Silicato e óxido de alumínio máquinas, equipamentos e veículos, frente a 542.070 toneladas de 2017, crescimento de 15 %. Sua localização privilegiada, com dois acessos e águas profundas, e a capacidade de operar cargas de alto valor agregado são diferenciais do porto, que sedia também o Terminal Almirante Barroso (Tebar) voltado exclusivamente às cargas da Petrobrás.

Para atender ao crescimento da demanda, a Companhia Docas passou de 100 mil m2 para 400 mil m2 operacionais. A gestão ambiental também foi priorizada pela administração da Companhia, que desenvolveu mais de 10 programas de monitoramento da qualidade e educação ambiental, criou a Central de Armazenamento e Triagem de resíduos, implantou o CEATE- Centro de Atendimento às emergências ligadas a vazamentos de óleo no mar e investiu em capacitação e treinamentos de funcionários.

O empenho da Companhia na área ambiental rendeu reconhecimentos importantes. A CDSS recebeu, em 2015, o ISO 14.001 e foi o primeiro porto público do país, entre os 37 em operação, a ter essa certificação. A adesão e certificação a ISO 14.001 é voluntária e comprova o desempenho da gestão ambiental da empresa, por meio do controle dos aspectos e impactos ambientais relacionados às atividades desenvolvidas, desde o consumo de recursos naturais (água, energia e papel) até os efluentes, resíduos sólidos e emissões atmosféricas. Também são considerados o controle, prevenção, mitigação, monitoramento e contingência da poluição ambiental.

Fonte e foto: Secretaria de Logística e Transportes de SP

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: