Prata da Casa recebe grupo Maracatu Odé da Mata nesta sexta-feira, em Caraguá

No clima do Mês do Folclore, o projeto Prata da Casa desta sexta-feira (16) recebe na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), a partir das 19h30, o grupo tradicional Maracatu Odé da Mata em uma linda apresentação musical, cheia de ritmo e dança. Durante a performance, o grupo também irá conversar sobre suas experiências, o trabalho desenvolvido, explicar um pouco sobre o que é o maracatu, sua história no Brasil e no Litoral Norte.

O Maracatu ou Maracatu de Baque Virado é uma manifestação popular da cultura brasileira originária do estado de Pernambuco e inserido no ciclo carnavalesco, simboliza entre outras coisas, a coroação dos reis do Congo feita em forma de cortejo. Antes restrito aos grupos pernambucanos tradicionais, atualmente o maracatu está difundido em diversas regiões do Brasil e do mundo. Os principais instrumentos utilizados em sua formação são: alfaias, gonguê, timbal, caixas, apito, ganzás e agbês.

O Maracatu Odé da Mata está em atividade desde 2013, foi fundado na cidade de São Sebastião e tem seu nome como uma homenagem criada a partir de uma saudação ao orixá Oxóssi, em menção à natureza exuberante da região, além do sincretismo religioso deste orixá que é também conhecido como São Sebastião, santo padroeiro da cidade onde o grupo se originou.

O Odé da Mata é um dos cinco grupos de maracatu do Litoral Norte e é o representante das cidades de Caraguatatuba e São Sebastião. O grupo tem cerca de 20 integrantes e realiza apresentações e uma oficina gratuita no núcleo cultural do Barranco Alto, toda quinta-feira, das 20h às 22h.

Serviço

Prata da Casa com Maracatu Odé da Mata

Dia: 16/8, sexta-feira

Hora: a partir das 19h30

Local: Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), s/n – Centro

Mais informações: (12) 3897-5660

Fonte: Fundacc (Foto: JC Curtis/Fundacc)

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: