Caraguá anuncia medidas de flexibilização da atividade econômica a partir de 1º de junho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na tarde desta quarta-feira (27/05) as regras de isolamento seletivo, com permissão de flexibilização no funcionamento de atividades econômicas do município a partir de 1º de junho. Trata-se do Plano de Retomada Econômica de Caraguatatuba.

A cidade foi classificada pelo Governo do Estado na Fase 2 no Plano de Retomada Consciente, onde está inserida a Região da Diretoria Regional de Taubaté.

A definição de fases leva em conta a média da taxa de isolamento, o número de casos confirmados/óbitos e a estrutura hospitalar para acolher pacientes neste momento da pandemia.

Com isso, a cidade de Caraguatatuba poderá flexibilizar as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio, shopping center, além da construção civil que já estava liberada.

Essa flexibilização já está contida no Plano de Retomada Econômica de Caraguatatuba. O decreto foi confeccionado com base no relatório apresentado pela Comissão de Retomada Econômica criada na cidade através de decreto 1250, assinado pelo prefeito Aguilar Junior em 30 de abril de 2020.

O levantamento das informações foi baseado no Plano São Paulo e da Fiesp e o grupo realizou seis reuniões on line/presencial até chegar a versão final que foi entregue à Prefeitura com dados até 22 de maio.

A comissão é composta por representantes das Secretarias de Saúde, Assuntos Jurídicos, Comunicação Social, Fazenda, Urbanismo, Educação, Turismo, Desenvolvimento Social e Cidadania, Fundo Social de Solidariedade, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, além da Câmara Municipal, Associação Comercial e Empresarial, Conselho de Turismo, Associação de Hotéis e Pousadas, Associação de Quiosques, Academias, Marinas, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Sindicato dos Comerciários, Contadores, Corretores de Imóveis, Polícia Militar, Shopping Serramar, Caraguá Praia Shopping, Conselho de Pastores e Ministros Evangélicos e Diocese de Caraguatatuba.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, elogiou o processo democrático na elaboração do Plano de Retomada Econômica. “Nosso plano é baseado em estratégias de cautela, segurança e respeito às realidades de cada segmento, mas precisamos entender que todos os cuidados ainda são extremamente necessários. Estamos comprometidos com uma retomada que se mostra viável para nossa economia e que não perca, em momento algum, o foco primordial que é a preservação de vidas. Agora é um desafio e a responsabilidade é de todos”, cita.

Os comércios liberados terão de atender todas as normas estabelecidas pelos técnicos da Vigilância Sanitária do Município, como distanciamento mínimo, controle de acesso, uso de máscaras e álcool em gel, entre outros itens.

Os critérios de funcionamento de cada segmento serão publicados em decreto municipal até o final de semana no Diário Oficial do Município.

Saiba mais sobre o Plano Estratégico de Retomada Econômica de Caraguatatuba aqui

O Plano São Paulo de Retomada Consciente também pode ser consultado aqui

Proibidas

Continuam proibidas nesta fase, ou seja, pelo menos até o dia 15 de junho, o funcionamento das seguintes atividades: bares, restaurantes e similares, salões de beleza, academias, teatros, cinemas, além da realização de eventos esportivos e culturais.

A flexibilização deverá ser decidida pelo Estado, quando a Região da Diretoria Regional de Saúde Taubaté mudar da fase 2 para a fase 3.

O prefeito Aguilar Junior vai solicitar ao Estado que a avaliação dos dados não sejam feitos como Região Metropolitana do Vale, mas sim apenas como Região do Litoral Norte. “Nossos índices são bons, assim como os municípios do Litoral Norte. A ideia é tentar antecipar que os outros serviços sejam liberados antes do previsto”.

Fonte e foto: Prefeitura de Caraguá

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: