Prefeito de Ilhabela anuncia futuro convênio com a obra Fazenda da Esperança

O anúncio foi realizado durante Santa Missa da Família Esperança e pelos 25 anos da Pastoral da Criança de Ilhabela

O prefeito de Ilhabela, Márcio Tenório, participou, na manhã desta quarta-feira (13), da Santa Missa da Família Esperança, na Matriz Aparecida, na Barra Velha, realizada pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida em parceria com a Fazenda da Esperança. Na oportunidade, o chefe do Executivo, confirmou futuro convênio com a Fazenda, após pedido da vice-prefeita Maria das Graças Ferreira dos Santos Souza – Gracinha Ferreira.

A vice-prefeita ressaltou que o convênio com a Fazenda é um compromisso da Administração com a população: “Muitas famílias estão precisando do amor que é dado na Fazenda Esperança. Nossos jovens precisam desse convênio”, destacou Gracinha.

O prefeito confirmou a intenção da Administração em firmar a parceria e falou do trabalho. “A Fazenda é uma comunidade terapêutica que abriga jovens que desejam se ver livre das drogas e do álcool. É a maior obra da América Latina, que regenera vidas e famílias”.

Com 35 anos de experiência na recuperação de jovens, o projeto abriga dependentes químicos de diversos países. São 130 unidades espalhadas pelo mundo, sendo que 86 estão distribuídas pelo Brasil, enquanto as outras estão espalhadas em demais 22 países.

Estavam na celebração, que foi transmitida, ao vivo, pela Rede Vida de televisão, dois dos fundadores da entidade, Frei Hans Stapel e Nelson Rosendo Giovanelli, o padre José Luiz de Menezes, presidente da Obra, e mais 120 jovens acolhidos pelo programa de recuperação, na sede de Guaratinguetá.

O sucesso da Fazenda da Esperança, se deve ao programa de recuperação, o qual se baseia em processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade dos seus acolhidos. Esse programa de recuperação é baseado em um tripé que consiste basicamente no trabalho, na espiritualidade e na convivência.

Na ocasião, a Pastoral da Criança de Ilhabela, foi homenageada pelos 25 anos de história no município. A Pastoral nasceu em 1983 na cidade de Florestópolis, Paraná, por iniciativa da médica pediatra e sanitarista Zilda Arns, que ousou sonhar com um mundo melhor lutando para combater as altas taxas de mortalidade infantil. A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, abraçou a causa e o sucesso se espalhou pelo país e ganhou o mundo.

Em Ilhabela, a entidade chegou em 13 de março de 1994, através da irmã Santina e um grupo de voluntário, com a missão de levar orientação com ações básicas de saúde, educação, nutrição, cidadania e espiritualidade. De lá para cá o trabalho tem sido incansável, focado na defesa da vida das famílias, sobretudo aquelas que mais precisam. A Pastoral da Criança acompanha crianças, gestantes e famílias em situação de risco, ensinando noções de saúde e sustentabilidade e tem como lema: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”.

Atualmente o município conta com o trabalho voluntário de líderes que acompanham centenas de crianças e famílias, com o apoio das duas Paróquias da cidade, Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso e Nossa Senhora Aparecida. A coordenação da Pastoral da Criança na Paróquia Nossa Senhora Aparecida fica a cargo de Cida Celeste, Dileza Pacheco, Rosângela Campos e Nivea Granzoti. Na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda a coordenação é de Edlene Gonçalves, Lena Dias e Maria José. A vice-prefeita, Gracinha Ferreira, que é uma das fundadoras da Pastoral em Ilhabela, atua constantemente nas ações da entidade, dando total suporte às líderes e desempenhando a função de capacitadora.

Em sua fala, o prefeito Márcio Tenório, ressaltou ser um privilégio celebrar, juntamente com a comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, um importante momento para a igreja, em homenagem a Fazenda da Esperança e Pastoral da Criança de Ilhabela. “As crianças e os jovens merecem toda nossa atenção, e sabemos que nossos irmãos em cristo contam com esse amparo especial, hoje, representados por esses dois magníficos trabalhos. Uma merecida homenagem a esses projetos que, respectivamente, recuperam jovens do mundo das drogas e combate as altas taxas de mortalidade infantil”.

Tenório parabenizou a todos, mas, em especial, a vice-prefeita, uma das fundadoras da Pastoral em Ilhabela, pela participação efetiva na entidade: “Esse trabalho reafirma todo o seu carinho e amor com a nossa população”.

Por fim, o chefe do Executivo, entregou placas comemorativas, às líderes da Pastoral da Criança em Ilhabela, pelos 25 anos da entidade no município.

Ainda estiveram presentes na ocasião, os secretários municipais, Juliana Louro (Planejamento e Gestão Estratégica), Osvaldo Julião (Saúde), Luiz Antônio dos Santos – Luiz Lobo (Serviços Urbanos), Adalberto Henrique da Silva Lopes – professor Beto (Cultura), Salete Magalhães (Meio Ambiente), Nilce Signorini (Desenvolvimento e Inclusão Social) e Gustavo Barboni (Adjunto da Saúde).

A Santa Missa foi preparada sob o comando dos párocos Alessandro Coelho e Mateus Almeida.

Fonte e foto: Prefeitura de Ilhabela

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: