Prefeitura de Ilhabela realiza entrega oficial da Casa de Passagem

Casa é usada para executar serviço de abordagem social para pessoas em situação de rua 

O prefeito, Márcio Tenório, acompanhado de secretários municipais, fez a entrega oficial da Casa de Passagem de Ilhabela, na tarde desta sexta-feira (8). Com o espaço, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, em parceria com a Associação Restitui, realizará o trabalho de abordagem às pessoas em situação de rua.

O serviço de abordagem social tem a finalidade de cumprir a política pública do nível de proteção social especial de alta complexidade, do Suas (Sistema Único de Assistência Social) e irá assegurar o acolhimento e a escuta, a fim de promover o  atendimento e a proteção integral à famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos, fragilizados, em situação de rua, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento, garantindo privacidade, respeito aos costumes, às tradições e a diversidade de ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual.

A Casa de Passagem de Ilhabela, que começou a funcionar desde a primeira hora de 1º de março, já apresenta números significativos. Em apenas sete dias, a equipe realizou 20 abordagens na rua, 10 acolhimentos, quatro embarques, um encaminhamento para comunidade terapêutica e um pernoite e atualmente têm três acolhidos, um encaminhamento para a UPA, quatro boletins de ocorrência (casos sem documentação) e sete ligações com solicitações de abordagens.

E.N., abrigado há três dias na Casa por problemas com alcoolismo, falou sobre o novo serviço. “É um espaço que a Ilha merecia, vai ajudar bastante, porque aqui o atendimento é de domingo a domingo e você não volta para a rua na noite dos finais de semana. Dá uma assistência total, inclusive com encaminhamento médico e te ajudam a resolver a perda de documento”, afirmou.

A secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nilce Signorini, atribuiu a entrega do prédio ao apoio de todos os funcionários da pasta e lembrou que todo o funcionamento está em acordo com todas as normas federais pertinentes.

O prefeito, Márcio Tenório, lembrou que o projeto é inclusivo porque oferece condições de vida digna. “Esse é mais um compromisso assumido com a população, em nosso plano de governo, que estamos honrando com nossa população”, afirmou.

O secretário adjunto de Saúde, Gustavo Barboni, que representou o secretário Osvaldo Julião, destacou a iniciativa do governo municipal. “Parabenizo pela coragem de estabelecer uma casa que atenda esses brasileiros que precisam desse apoio, têm que ser acolhidos para se reintegrarem à sociedade”.

Além do prefeito e de Nilce, também participaram da entrega oficial: Ana Paula dos Santos (secretária de Educação), Vinícius Julião (advogado geral do Município), Gustavo Barboni (secretário adjunto de Saúde) e o vereador Thiago Souza. 

Serviço: A Casa de Passagem de Ilhabela está instalada à rua Arara Azul, 20, Barra Velha. O telefone é o (12) 3896-5492.

Foto: Divulgação / PMI

Fonte: Prefeitura de Ilhabela

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: