Procissão de Corpus Christi reúne comunidade católica em São Sebastião

A comunidade católica de São Sebastião celebrou na última quinta-feira (26) o dia de Corpus Christi com missas em todas as paróquias do município. A tradição religiosa da confecção dos tapetes coloridos, mantida na cidade, foi um dos pontos altos da cerimônia que envolveu centenas de fiéis que participaram da missa na Igreja Matriz, Centro Histórico de São Sebastião, celebrada pelo padre Elimar de Azevedo Ferreira, seguida de procissão.

Logo após a missa, todos se reuniram ao redor do tapete confeccionado nas ruas laterais para receber e acompanhar a procissão e a prece final em frente à igreja.

Instituído pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de setembro de 1264, o Corpus Christi (Corpo de Cristo) é uma festa religiosa que objetiva celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Tradição

Durante a festa de Corpus Christi são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido geralmente pelo bispo ou pároco da igreja. A tradição de enfeitar as ruas teve início na cidade mineira de Ouro Preto.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, os peregrinos, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná (alimento produzido milagrosamente sendo fornecido por Deus ao povo israelita) no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião (Foto: Rosangela Falato)

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: