Sabesp orienta sobre a importância do uso de caixas d’água no Litoral Norte

É importante que a população se conscientize da necessidade de ter um reservatório de água próprio para garantir o abastecimento em situações emergenciais

Ter uma caixa d’água em casa é garantir o abastecimento em qualquer situação. A Sabesp, responsável por toda a água distribuída nas quatro cidades do Litoral Norte, orienta a população sobre a importância de garantir uma reservação adequada.

Instalar uma caixa d’água no imóvel é um bom investimento que o cidadão pode fazer no que se refere à saúde e conforto de toda sua família porque, em situações de interrupção no abastecimento para manutenção de redes ou mesmo para reparo de vazamentos dentro de casa, se o morador tem um reservatório, não fica sem água. Também é procedimento determinado pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Para saber o tamanho específico da caixa d´água, há um cálculo que tem como base o consumo padrão de um imóvel. Uma caixa d’água de 500 litros atende plenamente um imóvel com três pessoas, com consumo médio de 450 litros por dia. Para uma família de quatro pessoas, por exemplo, cujo consumo está na média de 600 litros de água, o tamanho indicado do reservatório é de 1.000 litros.

Em caso de prédios, restaurantes e outros imóveis onde o consumo de água é maior, é importante consultar a norma da ABNT nº 5.626/98, sobre “Instalação Predial de Água”, que além de fornecer informações de consumo médio, determina os critérios a serem seguidos no caso de construções de grande porte.

No Litoral Norte, por exemplo, há um grande número de imóveis residenciais que não possui caixa d’água própria, e em casos de reparo em tubulação – serviços de rotina realizados pela Sabesp – acaba ficando sem água por um período. Situações como essa podem ser evitadas com a aquisição de um reservatório, que pode garantir o abastecimento em qualquer ocasião.

Foto: Divulgação/Sabesp

Fonte: Assessoria Sabesp

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: