São Sebastião: Blocos desfilaram pela Rua da Praia

Os Blocos de Carnaval passaram pela Rua da Praia na noite desta segunda-feira (8), todos eles tendo a frente o reinado de Momo como abre alas. O evento é uma realização da Prefeitura de São Sebastião em parceria com a Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas (Asec).

A Corte Momesca do “Carnaval 2016” marcou presença com o reinado de Gabriel Cavalcante e Érika Silva junto das princesas Nathália Araújo e Fátima dos Santos. Os quatro integrantes da corte contam com o apoio da Academia Mahalo.

Quem abriu a noite foi o “Maracatu Odé da Mata” sob o comando do assessor das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana/Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e líder do grupo Rafael Marotti.

O Odé da Mata é um grupo de cultura afro-brasileiro que traz força de matriz africana e é um poderoso agente de transformação cultural na região, pois reflete a força de um povo que luta para manter sua história, seus costumes e valores culturais, além de fazer parte de uma grande família, a ‘Nação de Maracatu Porto Rico’, hoje  espalhada por todo mundo, como por exemplo no Canadá, na França e na Alemanha entre outros países que tecem esta rede

Marotti explica que no maracatu a ‘Nação de Maracatu Porto Rico’, com sede em Recife (PE), tem uma corte com mais de 60 personagens onde é possível encontrar elementos cristãos, indígenas e africanos compondo uma união onde todos dançam, brincam e se divertem sem preconceitos.

“Muitas pessoas pensam que é só uma batucada, mas quando conhecem um pouco mais sobre o Maracatu descobrem ser muito mais que isso, pois a batucada é a menor parte de toda a coisa, o maracatu na verdade é a história não ensinada nas escolas, a história viva do Brasil”, conclui Martotti.

Na sequência veio o “Bloco Vaca Velha” que o desfilou pelo segundo ano trazendo 100 participantes sob o comando de João Abreu. De acordo com organização, este é um bloco que reúne grupos de jovens e seus pais.

Pra fechar o desfile o bloco “Sol da Vila Amélia” trouxe 250 componentes para um desfile bem animado sob o comando de Eli Roberto de Santana.

O bloco entoou seu enredo de autoria de Alemão e com título de “Vila Amélia” sob as batidas de uma bateria com 50 ritmistas que empolgaram o público na avenida.

Após os desfiles a Rua da Praia foi entregue ao público que dançou, cantou e se divertiu com mais uma apresentação impecável e contagiante da Banda Express até o fim da madrugada.

A Banda Express voltou ao palco da  Rua da Praia na noite desta terça-feira (9) após a apoteose, com premiação e desfile das Escolas de Samba vencedoras do “Carnaval 2016” de são Sebastião.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

Fotos: Luciano Vieira | PMSS

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: