São Sebastião entrega certificados e novos equipamentos à Defesa Civil

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), realizou no Balneário dos Trabalhadores uma apresentação dos investimentos feitos na Coordenadoria de Defesa Civil. Na ocasião também foram entregues 53 certificados de conclusão do treinamento de Resgate Urbano e Primeiros socorros aos agentes das Regionais, ligadas à Secretaria de Serviços Públicos (SESEP). A ação faz parte do programa de reestruturação do setor de atendimento emergencial do município.

A entrega dos certificados e dos equipamentos foi feita pelo prefeito Felipe Augusto em uma cerimônia que contou com a presença de secretários municipais, vereadores e servidores públicos.

Entre as novas aquisições, destacam-se o fardamento e material para os três setores de resgate: equipes marítimas, de selva e de socorristas, além de binóculos, GPS, botes, motoserras, motopodas, equipamentos de mergulho, flutuadores, coletes, malhas térmicas, entre outros e também material administrativo.

Felipe Augusto frisou a importância dos agentes para a cidade. “Homens e Mulheres da Defesa Civil não sentem frio, não sentem medo, e a última linha de defesa e salvamento em uma enchente, deslizamento, num momento de crise e é justamente por conta disso que nossa gestão olha com muito carinho e respeito a estes bravos servidores municipais”.

O prefeito relembrou o alagamento que ocorreu no município no início deste ano, onde foi instalado um comitê de crise coordenado pela Defesa Civil. “Naquela fatídica quarta-feira de cinzas, os agentes da Defesa Civil foram verdadeiros heróis. Ninguém perdeu a vida, as pessoas foram rapidamente resgatadas, o atendimento foi imediato, em uma ação coordenada, muito bem feita, por todos os setores, que foram chefiados por um comitê de crise essencial para isso”, disse Felipe Augusto.

Segundo o Coordenador de Defesa Civil de São Sebastião, Ricardo dos Santos, os investimentos feitos pela Prefeitura vão melhorar o funcionamento do órgão de regate. “Desde que assumimos com a nova gestão, encontramos uma Defesa Civil toda defasada. Não havia estrutura nenhuma, não havia viaturas, nem equipamentos, e o pior, quase não havia agentes para trabalhar. Então começamos um trabalho muito intenso, com muitos investimentos. Hoje nós podemos dizer com toda certeza que, temos uma das melhores Defesas Civil do estado”, explicou Santos.

Para o chefe operacional da Defesa Civil Wagner Barroso o retorno desse material é a qualidade do serviço. “Hoje nós temos condições de atender todos os tipos de emergência no mar, em mata, auxílio ao SAMU e a parte de monitoramento de alagamentos. Agora, nós temos um bote para cada regional, antigamente nós tínhamos que sair com um bote aqui do centro para atender as áreas de alagamentos na Costa Sul ou Costa Norte, hoje não precisa agora os botes já estão prontos em stand-by, para atender, ou seja, o tempo resposta vai diminuir bastante”, finalizou Barroso.

Foto: André Santos/PMSS

Fonte: Prefeitura de São Sebastião  

Comentários

Comentários


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/portalcaicara/www/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 405

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: